LETRAS LUSAS: "A Educação dos Gafanhotos", de David Machado
Editora: D. Quixote
Sinopse: No Verão de 2001, David e Marco celebram o fim do curso com uma viagem pelos Estados Unidos, para fugirem das rotinas, das convenções, das famílias e para, à sua maneira, gozarem a independência.
Na senda da viagem fascinante de "Índice Médio de Felicidade", com a maturidade de "Debaixo da Pele", o presente romance é um retrato de uma juventude em plena efervescência, para quem a literatura é um passaporte para a liberdade e a quem a realidade por vezes troca as voltas.
David Machado nasceu em Lisboa, em 1978. Publicou os romances "O Fabuloso Teatro do Gigante", "Debaixo da Pele", "Deixem Falar as Pedras" e "Índice Médio de Felicidade" (Prémio da União Europeia para a Literatura, Prémio Salerno Libro d’Europa), que foi adaptado ao cinema. Publicou, além disso, vários contos para crianças, entre os quais "A Noite dos Animais Inventados" (Prémio Branquinho da Fonseca 2005), "O Tubarão na Banheira" (Prémio Autor SPA/RTP 2010), "A Mala Assombrada", "Parece Um Pássaro", "Eu Acredito", "Uma Noite Caiu Uma Estrela", "Não Te Afastes" e "O Alfabeto Nojento". Os seus livros estão traduzidos em mais de uma dezena de línguas.