LETRAS LUSAS: "A Célula de Sheffield", de José Gomes Mendes
Editora: Porto Editora
Sinopse: Um thriller explosivo sobre o preço a pagar por um sonho de menino.
Karim tem o destino traçado e não será diferente do de todas as outras crianças que, como ele, deambulam pelas ruas do Cairo. É totalmente impossível escapar à pobreza em que vive.
Tudo muda quando se cruza com o ancião Islam, que o conduz pelo sinuoso caminho da doutrinação islâmica e da Irmandade Muçulmana. O talento futebolístico de Karim leva-o, com a ajuda do mentor, ao maior clube egípcio e, mais tarde, até à cidade inglesa de Sheffield, em busca do sonho que poderá mudar a sua sorte.
Porém, uma vertiginosa espiral de acontecimentos depressa o envolve numa trama de ódio, traição e terror. A sua vida passa a nada valer.
Tudo em nome de Alá.
José Gomes Mendes nasceu em Braga e muito cedo partiu para Lisboa, onde viveu a sua juventude. O destino fê-lo regressar às origens, tendo-se tornado professor catedrático da Universidade do Minho e presidente da Fundação Mestre Casais. Foi secretário de Estado em dois governos de Portugal e exerceu funções em organizações internacionais, como a Comissão Europeia e a Transport Decarbonisation Alliance. O gosto pela escrita nasceu das experiências vividas em viagens, que o levaram a quase uma centena de países em todos os continentes. É autor de obras de não ficção sobre cidades, destacando-se O Futuro das Cidades. Foi cronista no Jornal de Notícias e é, actualmente, cronista no Diário de Notícias. A Célula de Sheffield é a sua estreia no campo da ficção.