Laura Soveral (1933 - 2018)
Faleceu hoje, aos 85 anos, a actriz Laura Soveral.
Nascida a 23 de Março de 1933, em Benguela, Angola, Laura Soveral, que trabalhava num jardim-de-infância na antiga colónia portuguesa, envereda pela representação quando vem para Lisboa. Enquanto frequentava Filologia Germânica na Faculdade de Letras, ingressa no Grupo Fernando Pessoa, dirigido por João d'Ávila, e, posteriormente, matricula-se na Escola de Teatro do Conservatório Nacional.
Começava aqui uma longa e rica carreira nos palcos nacionais, mas também no cinema e na televisão. No teatro, esteve em cena no Teatro Nacional D. Maria II, no Teatro São Luiz, no Teatro da Cornucópia, no Teatro da Comuna, no Teatro Aberto, no Teatro Villaret, no Teatro Maria Matos, no Teatro Sá da Bandeira (Porto), entre muitos outros.
Um dos seus trabalhos mais marcantes no cinema foi no filme "Uma Abelha na Chuva" (1972), mas Laura Soveral entrou em muitos outros como "Francisca", "A Divina Comédia", "Vale Abraão", "O Delfim", "A Corte do Norte" ou "Tabu". Na televisão, entrou em várias telenovelas, séries, mini-séries e telefilmes. O seu último trabalho televisivo foi na série "Os Boys", da RTP1.
Em 2013, Laura Soveral foi distinguida pela Academia Portuguesa de Cinema com o Prémio Sophia de Carreira e, em 2017, com o Prémio Bárbara Virgínia, de homenagem a mulheres do cinema português.