José Boavida (1964 - 2016)
Faleceu esta terça-feira, aos 51 anos, o actor José Boavida, que se encontrava em estado de coma há cerca de duas semanas, após ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória.
José Boavida nasceu a 23 de Agosto de 1964, em Castelo Branco. Viveu em Chaves até aos 12 anos e passou a adolescência nos arredores de Lisboa, entre Queluz e a Amadora. Começou como actor amador no Teatro Infantil de Lisboa, tendo entrado em várias produções infanto-juvenis, e tornou-se actor profissional no grupo de teatro A Barraca. Seguiu-se a Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, onde criou o grupo de teatro Alta Cena. Foi director artístico da colectividade até 2014.
Em 2015, José Boavida tinha celebrado 30 anos de carreira. Em televisão, participou nas séries "Os Malucos do Riso" (SIC), "Médico de Família" (SIC), "Jornalistas" (SIC), "Bastidores" (RTP1), "Maré Alta" (SIC), "Floribella" (SIC), "Morangos com Açúcar" (TVI) e nas telenovelas "Verão Quente" (RTP1), "Na Paz dos Anjos" (RTP1), "Jardins Proibidos" (TVI), "Ganância" (SIC), "Mistura Fina" (TVI), "Doce Tentação" (TVI), "Dancin'Days" (SIC) ou "Sol de Inverno" (SIC), entre muitos outras. O seu último trabalho televisivo foi para a série "Bem-vindos a Beirais", onde interpreta o mecânico "Manuel Pedroso", e que está actualmente em exibição de 2ª a 6ª feira, na RTP1.
No cinema, José Boavida entrou nos filmes "A Falha", "Até Amanhã, Camaradas", "Amália", entre outros.
Em 2015, para assinalar os 30 anos de carreira, o actor lançou o livro de crónicas Nunca te esconderei o meu sorrriso. José Boavida tinha entrado recentemente para a equipa da escola Palavras Ditas e, em Fevereiro, iria começar a dar formação a jovens actores.
Esta noite, a RTP1 emite um episódio especial da série "Bem-vindos a Beirais", onde José Boavida interpreta uma das figuras mais populares, e que lhe será dedicado.