Jorge Sampaio (1939 - 2021)
Faleceu hoje, aos 81 anos, o ex-Presidente da República Jorge Sampaio.
Jorge Fernando Branco de Sampaio nasceu a 18 de Setembro de 1939, em Lisboa. Licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Após a licenciatura, que terminou em 1961, iniciou a carreira profissional como advogado, tendo defendido muitos presos políticos. O seu envolvimento político já vinha dos tempos da faculdade. Envolvido na contestação ao regime salazarista, foi presidente da Associação Académica da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e secretário-geral da Reunião Inter-Associações Académicas (RIA). Foi, nessa qualidade, um dos protagonistas da Crise Académica da década de 60, um longo e generalizado movimento de contestação estudantil, que teve o seu auge na Universidade de Lisboa, em 1962, e na Universidade de Coimbra, em 1969.
No contexto das lutas académicas, é um dos fundadores do MAR - Movimento de Acção Revolucionário, de esquerda radical. A seguir, aproxima-se dos católicos progressistas. Em 1969, candidata-se às eleições legislativas, à Assembleia Nacional, integrando as listas da CDE (Comissão Democrática Eleitoral).
Após o 25 de Abril de 1974, é um dos fundadores do MES (Movimento de Esquerda Socialista), que abandona logo no primeiro congresso do partido, alegando discordância ideológica. Em 1975, é um dos fundadores do GIS (Grupo de Intervenção Socialista), constituído por políticos e intelectuais que se dedica à reflexão política. Em 1978, adere ao PS (Partido Socialista) e, após as eleições legislativas de 1979, estreia-se como deputado à Assembleia da República. Por designação da Assembleia, entre 1979 e 1984, foi membro da Comissão Europeia para os Direitos Humanos, onde desempenhou um papel activo. Entre 1986 e 1987, presidiu ao Grupo Parlamentar do PS.
Em 1989, é eleito Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, tendo sido reeleito em 1993. Ainda em 1989, é eleito secretário-geral do PS, cargo que ocupou até 1992. Em 1995, demite-se da presidência da Câmara de Lisboa e candidata-se à Presidência da República, tendo ganho as eleições logo na primeira volta. Jorge Sampaio tomou posse como Presidente da República a 9 de Março de 1996, tendo sido reeleito a 14 de Janeiro de 2001.
Jorge Sampaio foi Presidente da República durante 10 anos (1996 - 2006). O seu humanismo é uma das suas características mais marcantes, tendo tido um importante contributo para a indepêndencia de Timor-Leste.
Após sair da Presidência, foi nomeado, em 2006, Enviado Especial da ONU para a Luta contra a Tuberculose e, no ano seguinte, foi nomeado Alto Representante da ONU para a Aliança das Civilizações.
Jorge Sampaio era uma das figuras políticas mais queridas dos portugueses e um dos maiores nomes da democracia portuguesa. Um homem com profundos valores morais, que sempre se empenhou em ajudar os que mais necessitavam. Em 2013, criou a Plataforma Global para Estudantes Sírios, que se dedica a ajudar estudantes da Síria a virem para Portugal. Ainda recentemente, Jorge Sampaio tinha anunciado que essa ajuda seria alargada a estudantes afegãos.
O País perde hoje um dos grandes nomes da democracia, um dos seus maiores!