Joaquim Rosa (1926 - 2016)
Faleceu esta quarta-feira, aos 89 anos, o actor Joaquim Rosa. O actor residia há vários anos, juntamente com a mulher, na Casa do Artista.
Joaquim Rosa nasceu a 6 de Junho de 1926, em Évora. A sua carreira foi especialmente dedicada ao teatro, tendo participado, a seguir ao 25 de Abril de 1974, na fundação do Centro Dramático de Évora (Cendrev). Joaquim Rosa integrou o elenco da peça "A Noite de 28 de Setembro", o primeiro daquela companhia, estreado em Janeiro de 1975. No teatro, entrou ainda em vários espectáculos encenados por Filipe La Féria, como "My Fair Lady" ou "A Casa do Lago".
Paralelamente ao teatro, fez também cinema e televisão. Um dos seus papéis cinematográficos mais emblemáticos foi o Padre Alves de Manhã Submersa (1980), realizado por Lauro António. Na televisão, entrou em séries como Processo de Camilo, Cupido Electrónico, A Viúva do Enforcado, A Banqueira do Povo ou Ballet Rose - Vidas Proibidas. Participou também nas telenovelas Filhos do Vento e Flor do Mar (2008/9), tendo sido este o seu último trabalho televisivo.