Joaquim Bastinhas (1956 - 2018)
Faleceu, na passada 2ª feira, último dia de 2018, aos 62 anos, o cavaleiro tauromáquico Joaquim Bastinhas.
Joaquim Manuel Carvalho Tenório, conhecido no meio tauromáquico como Joaquim Bastinhas, nasceu a 8 de Março de 1956, em Elvas. Em 1969, apresentou-se como cavaleiro amador na Praça do Campo Pequeno, em Lisboa. Dez anos depois, a 9 de Setembro de 1979, toma a prova de cavaleiro praticante na Praça de Toiros de Vila Viçosa. Em 1980, actua pela primeira vez na Praça de Touros de Las Ventas, em Madrid, Espanha.
Desde então, Joaquim Bastinhas construiu uma carreira no mundo da tauromaquia que o fez afirmar-se como um dos maiores nomes do toureio nacional. A sua forma de lidar os toiros, enérgica e carismática, fê-lo um dos cavaleiros mais populares e acarinhado pelos portugueses. Além de Portugal e Espanha, actuou como cavaleiro em praças de toiros de França, México e Venezuela.
Em 2015, Joaquim Bastinhas ficou ferido com gravidade na sequência de um atropelamento por uma máquina agrícola na sua herdade, em Elvas. Interrompeu a carreira e, após uma longa recuperação, voltou às lides a 21 de Julho de 2018 numa corrida realizada no Coliseu Figueirense, na Figueira da Foz. Faleceu a 31 de Dezembro de 2018, devido a uma infecção bacteriana contraída após uma operação ao intestino. Joaquim Bastinhas era pai do também cavaleiro Marcos Tenório Bastinhas.