João Lobo Antunes (1944 - 2016)
Faleceu esta quinta-feira, aos 72 anos, o neurocirurgião João Lobo Antunes.
Nascido a 4 de Junho de 1944, era o segundo de seis irmãos, entre os quais o escritor António Lobo Antunes e o médico pediatra e escritor Nuno Lobo Antunes. João Lobo Antunes licenciou-se e doutorou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Entre 1971 e 1984, viveu em Nova Iorque, onde integrou o Departamento de Neurocirurgia do New York Neurological Institute, Columbia Presbyterian Medical Center, da Universidade de Columbia. Foi investigador bolseiro da Fundação Fullbright e da Fundação Madeson e professor associado de Neurocirurgia da Universidade de Columbia.
Em 1984, regressou a Portugal e tornou-se professor catedrático de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina de Lisboa, tendo sido eleito para o Conselho Pontifício da faculdade, em 1996. Deu aulas na faculdade até 2014 e, em 2015, tornou-se professor emérito.
João Lobo Antunes foi director do serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Desempenhou diversos cargos realacionados com a área da saúde, pertenceu a diversas sociedades científicas profissionais nacionais e internacionais e recebeu vários prémios ao longo da sua carreira. É autor de diversos artigos científicos e também de vários livros
Em 2015, a revista canadiana Jo Lee nomeou-o como um dos dezasseis neurocirurgiões mais influentes em todo o mundo. Foi agraciado com o Prémio Pessoa (1996), Medalha de Honra do Concelho de Cascais (2001), Medalha de Mérito de Ouro do Ministério da Saúde (2003), Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2004), Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada (2014), Prémio Nacional da Saúde (2015) e Grã-Cruz da Ordem da Liberdade (2016).
João Lobo Antunes era o actual presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. Tinha quatro filhas, entre as quais a actriz Paula Lobo Antunes, e oito netos.