GRANDE REPORTAGEM - A Menina Joga? (Jornal da Noite, SIC - 20h00)
Quase seis mil (5.906) mulheres e raparigas em Portugal jogam futebol (incluindo futsal e futebol de praia). Em Janeiro de 2016, 2280 jogadoras estavam inscritas na Federação Portuguesa de Futebol. Seniores são 942, as restantes integram os escalões de formação. O futebol de onze tem 131.016 jogadores masculinos federados. As diferenças dos números não se nota no empenho, dedicação e paixão de homens e mulheres.
Em Portugal,o futebol feminino é considerado uma actividade amadora mas nem por isso deixa de trazer cada vez mais jogadoras aos campos de treino e aos torneios. Para muitas meninas de 9 anos como a Joana, Margarida e Madalena, e adolescentes, como a Beatriz Correia, a bola é o brinquedo preferido. Os treinos fazem parte das rotinas semanais e, para poderem progredir com mais exigência, integram equipas com meninos do mesmo escalão, porque sabem que têm mais possibilidades de entrar em torneios de competição. Sonham com as convocatórias para os jogos e falam do futebol como o que mais gostam de fazer na vida.
Nesta Grande Reportagem, mostramos também como é que mães de família, trabalhadoras e estudantes fazem tudo para não faltar aos treinos e aos jogos, arcando com os custos da paixão pela modalidade. É assim para Sandra Pires, lutadora de kickboxing, segurança e capitã da equipa do Belenenses, e para Ana Cláudia, contabilista, modelo e jogadora do Ouriense.
Para algumas dezenas de futebolistas, jogar e viver do futebol é uma realidade só possível no estrangeiro, onde são profissionais. Mais de metade das jogadoras da Selecção Nacional de Futebol Feminino jogam em equipas dos Estados Unidos, Inglaterra, China, entre muitos outros países.
Edite Fernandes, de 36 anos, capitã da Selecção Nacional, foi a primeira portuguesa a jogar como profissional numa equipa estrangeira. Depois dela, muitas outras se seguiram.
Ana Borges, nascida e criada em Vinhó, perto de Gouveia, é hoje considerada uma das melhores jogadoras portuguesas e alinha agora pelo Chelsea.
Carolina Mendes já andou por Espanha, Rússia e tem lugar marcado na Selecção Nacional.
A Grande Reportagem "A Menina Joga?" mostra que a modalidade é vivida com uma exigência elevada, uma alegria infinita e que há sonhos de que um dia seja possível às mulheres terem o estatuto de profissionais de futebol.
Para ver esta quinta-feira, no Jornal da Noite da SIC, com início às 20h00.