Frederico Lourenço vence Prémio Pessoa 2016
Esta sexta-feira foi anunciado o vencedor do Prémio Pessoa 2016 e o galardoado foi o escritor, tradutor e professor universitário Frederico Lourenço.
Frederico Lourenço nasceu em Lisboa, em 1963. Doutorou-se em Línguas e Literaturas Clássicas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde foi também professor de 1988 a 2009. Actualmente, é professor associado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
É autor de uma obra vasta e diversa, que inclui poesia, romance, teatro e ensaio e, nos últimos tempos, tem sido dado dado grande destaque ao seu trabalho na tradução integral da Bíblia a partir de fontes gregas. No total, serão seis volumes, sendo que o primeiro foi editado este ano.
O júri do Prémio Pessoa, presidido por Francisco Pinto Balsemão, realça que "Frederico Lourenço constitui um exemplo de disciplina, capacidade de trabalho e lucidez intelectual no elevado plano dos Estudos Clássicos e humanísticos, parte fundamental da vida cultural e científica dos países desenvolvidos." Salientou ainda o facto de Frederico Lourenço oferecer "à Língua Portuguesa as grandes obras da Literatura Clássica, através de um trabalho metódico, revelador de uma ambição servida por uma rara erudição".
O Prémio Pessoa, atribuído desde 1987, é concedido anualmente a uma pessoa de nacionalidade portuguesa que se tenha destacado na vida artística, científica ou literária do País.
Além do Prémio Pessoa, Frederico Lourenço já foi galardoado com outros prémios, como o PEN Clube (2002), D. Dinis da Casa de Mateus (2003), Grande Prémio de Tradução (2003) e o Prémio Europa David Mourão-Ferreira (2006).