Fotógrafo português vence prémio do World Press Photo
Uma das imagens da foto-reportagem do português Mário Cruz
O fotojornalista português Mário Cruz foi um dos premiados da 59ª edição do World Press Photo, o mais prestigiado prémio da fotografia mundial. Mário Cruz conquistou o primeiro lugar na categoria Temas Contemporâneos com uma foto-reportagem de oito fotografias realizada na Guiné-Bissau e no Senegal.
Mário Cruz tem 28 anos e trabalha na Agência Lusa desde 2008. Entre Maio e Junho do ano passado, Mário Cruz acompanhou os talibés, rapazes entre os 5 e os 15 anos que são obrigados a mendigar pelas ruas em troca de educação e que servem de escravos para líderes religiosos. O trabalho do fotógrafo português foi publicado na Newsweek. A revista norte-americana publicou vinte imagens e, dessas vinte fotografias, o português seleccionou oito com as quais concorreu ao World Press Photo.
O vencedor do galardão principal do World Press Photo 2015 foi o australiano Warren Richardson com uma fotografia sobre um homem e uma criança refugiados que tentavam atravessar a fronteira entre a Sérvia e a Hungria.