FINAL TAÇA LIBERTADORES: Palmeiras x Santos (Sport TV2 - 20h00)
Este sábado, disputa-se a final da Taça Libertadores, a mais importante competição do futebol sul-americano, entre os clubes brasileiros Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, e Santos.
Pelo segundo ano consecutivo, esta final terá um treinador português. Em Novembro de 2019, Jorge Jesus tornou-se o primeiro treinador português, e o segundo europeu, a vencer esta competição. O treinador luso levou o Flamengo à final 38 anos depois da última vez, onde tinha conquistado o único troféu até então.
Agora há outro português a poder fazer história, desta vez à frente do Palmeiras, clube de São Paulo, que já disputou por quatro vezes esta final (1961, 1968, 1999 e 2000) tendo vencido apenas em 1999. Abel Ferreira, de 42 anos e natural de Penafiel, tem ainda uma curta carreira como treinador. Como jogador de futebol, fez a formação no clube da sua cidade, o Penafiel FC, onde começou a jogar como profissional em 1997. Três anos depois, transferiu-se para o Vitória de Guimarães, onde ficou até 2004, ano em que se mudou para o Sporting de Braga. Em 2006, foi para o Sporting, onde jogou até 2011, ano em que acabou a carreira de futebolista.
Foi no ano em que terminou a carreira de futebolista que iniciou a de treinador, à frente da equipa sub-19 do Sporting, tendo em 2013/14 treinado a equipa B do clube leonino. De 2015 a 2017, treinou a equipa B do Sporting de Braga e, em seguida, assume a equipa principal do clube minhoto. O bom trabalho à frente dos arsenalistas faz despertar as atenções a nível internacional e, em 2019, Abel Ferreira muda-se para a Grécia para treinar o PAOK, onde ficou apenas uma temporada já que, em Outubro de 2020, os brasileiros do Palmeiras contrataram o técnico português.
Se Abel Ferreira vencer a Taça Libertadores, com o Palmeiras, conquista o seu primeiro troféu como treinador.
A Final da Taça Libertadores disputa-se no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, Brasil, tem início às 20h00 e será transmitida pela Sport TV2.
FORÇA, ABEL FERREIRA!!!