Fernando Santos eleito Melhor Seleccionador do Mundo
Fernando Santos, seleccionador nacional de futebol, foi eleito o Melhor Seleccionador do Mundo em 2016 pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas de Futebol).
É mais um prémio a distinguir o ano de ouro do futebol português, depois da conquista do Campeonato Europeu de Futebol no passado mês de Julho, em França. A escolha foi feita por especialistas de 56 países e Fernando Santos obteve 199 pontos, à frente de Lars Lagerbeck (seleccionador da Islândia) que teve 71 pontos, e de Joachim Löw (Alemanha), com 62 pontos.
Fernando Santos nasceu em Lisboa em 1954. Como jogador de futebol, representou clubes como Benfica, Marítimo e Estoril, clube onde também iniciou a sua carreira de treinador. Como técnico, seguiram-se clubes como o Estrela da Amadora, FC Porto, AEK Atenas (Grécia), Panathinaikos (Grécia), Sporting, Benfica, PAOK (Grécia). De 2010 a 2014, foi seleccionador da Grécia, com a qual esteve no Euro 2012 e no Mundial 2014. Em Setembro de 2014, chega à Selecção Nacional de Portugal com a qual inicia uma caminhada vitoriosa que culminou com a conquista de um título inédito: Campeão Europeu de Futebol.
No início de Dezembro, Cristiano Ronaldo venceu a Bola de Ouro, atribuída pela revista France Football, de Melhor Futebolista em 2016. Fernando Santos e Cristiano Ronaldo estão nomeados para os prémios FIFA, nas categorias de Melhor Treinador e Melhor Futebolista respectivamente. Os vencedores serão conhecidos em Janeiro.