Fernando Santos é a Personalidade do Ano para a Imprensa Estrangeira em Portugal
O seleccionador nacional de futebol Fernando Santos, que levou Portugal à conquista do título europeu em 2016, foi eleito a Personalidade do Ano pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal.
Este galardão foi instituído em 1990 e é atribuído pelos jornalistas que, em Portugal, trabalham para órgãos de informação estrangeiros. O prémio Personalidade do Ano pretende distinguir personalidades ou instituições portuguesas que se destaquem na divulgação do país pelo mundo fora. Durão Barroso, António Guterres, Manoel de Oliveira, Mariza ou José Saramago foram alguns dos nomes premiados.
Fernando Santos nasceu em Lisboa em 1954. Como jogador de futebol, representou clubes como Benfica, Marítimo e Estoril, clube onde também iniciou a sua carreira de treinador. Como técnico, seguiram-se clubes como o Estrela da Amadora, FC Porto, AEK Atenas (Grécia), Panathinaikos (Grécia), Sporting, Benfica, PAOK (Grécia). De 2010 a 2014, foi seleccionador da Grécia, com a qual esteve no Euro 2012 e no Mundial 2014. Em Setembro de 2014, chega à Selecção Nacional de Portugal com a qual inicia uma caminhada vitoriosa que culminou com a conquista de um título inédito: Campeão Europeu de Futebol.