Fernando Alvim (1934 - 2015)
Faleceu hoje, aos 80 anos, o músico Fernando Alvim.
Fernando Gui San Payo de Sousa Alvim nasceu a 6 de Novembro de 1934, em Seiça, no concelho de Ourém. Iniciou-se na música através do violoncelo e, na juventude, estudou guitarra clássica na Escola de Guitarra do Prof. Duarte Costa, em Lisboa, tendo frequentado ainda cursos de guitarra clássica no Conservatório Nacional. Com uma carreira de mais de 50 anos, acompanhou à viola, durante 25 anos, o guitarrista Carlos Paredes, com quem gravou cinco discos. Acompanhando Carlos Paredes, teve várias participações no teatro e no cinema, como nas peças "Bodas de Sangue" e "A Casa de Bernarda Alba" ou nos filmes "Os Verdes Anos" e "Mudar de Vida", de Paulo Rocha.
Ao longo da sua carreira colaborou, em concertos e gravações, com vários nomes da música portuguesa, como António Chainho, Zeca Afonso, Pedro Jóia, Manuel Freire, Mísia ou Vicente da Câmara. Com Amália Rodrigues, gravou o tema "Formiga Bossa Nova", da autoria de Alexandre O'Neill e Alain Oulman.
Em 2011, Fernado Alvim editou um CD de fados e músicas compostos por si. Em "Os Fados e as Canções do Alvim" contou com a participação de vários músicos, como Ana Moura, António Zambujo, Bernardo Couto, Camané, Carlos do Carmo, Carminho, Cristina Branco, Fafá de Belém, Filipa Pais, Marco Rodrigues, Pedro Jóia, Pedro Moutinho, Rão Kyao, Raquel Tavares , Ricardo Ribeiro, Rui Veloso e Vitorino. As letras das músicas são da autoria de vários autores, como Amélia Muge, João Monge, Manuela de Freitas, Tiago Torres da Silva e Rosarinho Alvim, mulher do músico.
Em 2005, Fernando Alvim recebeu a Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de Cascais e, em 2012, recebeu a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores.