Fernanda Montemor (1935 - 2015)
Faleceu esta quinta-feira, aos 80 anos, a actriz Fernanda Montemor.
Fernanda Janeira de Sobral Pereira, que adoptou Montemor como apelido artístico, estudou Teatro no Conservatório Nacional, em Lisboa. Estreou-se profissionalmente, na década de 1950, no Teatro Ginásio, tendo passado depois pelo Teatro do Povo, Teatro da Trindade, Teatro do Gerifalto e pelo Teatro Infantil de Lisboa. Pertenceu ainda ao elenco do Teatro-Estúdio de Lisboa e passou ainda pelo Teatro Nacional D. Maria II, mas foi com grupos independentes que mais trabalhou, do Grupo 4 ao Teatro Aberto e do Teatro Ibérico aos Artistas Unidos.
Com uma carreira fortemente ligada ao teatro, Fernanda Montemor trabalhou também em televisão. Fez teatro televisivo, com peças de Shakespeare, Molière, Dickens, Marivaux, entre outros, e entrou nas séries "Zé Gato" e "Duarte & Companhia", na RTP1. Mas a sua personagem mais marcante, e que a tornaria conhecida do público, em especial da geração mais nova, foi a Avó Chica, da série infanto-juvenil "Rua Sésamo", exibida na década de 90, na RTP1.
Mais recentemente, participou em séries e novelas como "Sozinhos em Casa" (RTP1), "Super Pai" (TVI), "Amanhecer" (TVI) ou "Ana e os Sete" (TVI). Um dos seus últimos trabalhos foi na mini-série histórica "Noite Sangrenta", da RTP1, em 2010.
Em 2006, quando integrava o elenco da peça "A mais velha profissão do mundo", no Teatro Nacional D. Maria II, foi distinguida pela então ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, com a Medalha de Mérito Artístico.