EXPOSIÇÃO: Os Trabalhadores Forçados Portugueses no III Reich (Centro Cultural de Belém, Lisboa - 17 Novembro a 22 Janeiro)
Esta sexta-feira, 17 de Novembro, será inaugurada a primeira exposição que aborda o tema dos portugueses de todas as origens e condições que foram sujeitos a trabalhos forçados no âmbito do sistema concentracionário do III Reich, nomeadamente durante a II Guerra Mundial.
A exposição Os Trabalhadores Forçados Portugueses no III Reich é resultado de um projecto de investigação do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, apoiado pela fundação alemã EVZ – Erinnerung, Verantwortung, Zukunft (Memória, Responsabilidade, Futuro), pelo Goethe-Institut e pela Associação CIVICA (França).
O projecto é dirigido pelo historiador Fernando Rosas que coordena uma equipa de investigadores de vários países europeus.
Já está nas bancas um novo número da revista VISÃO História, dedicado a um tema até agora nunca tratado: os trabalhos forçados a que foram sujeitos portugueses durante os 12 anos do III Reich.
Trata-se de uma edição com características diferentes, pois foi feita em parceria com um grupo de investigadores do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, que desenvolveram um projecto de investigação sobre os portugueses sujeitos a trabalhos forçados durante o período referido. A equipa foi coordenada por Fernando Rosas e dela fazem parte António Carvalho, António Muñoz, Ansgar Schaefer, Cláudia Ninhos e Cristina Clímaco.