EXPOSIÇÃO: Florestas Submersas (Oceanário de Lisboa)
Autoria: Takashi Amano (Japão)
Música de: Rodrigo Leão
"Florestas Submersas", a nova exposição temporária do Oceanário de Lisboa, destaca as florestas tropicais e a riqueza dos seus sistemas aquáticos, através do maior "nature aquarium" do mundo.
O aquário, peça principal da exposição, foi criado pelo aclamado aquascaper japonês Takashi Amano. A sua obra pretende envolver os visitantes numa experiência inédita de contemplação e conservação da natureza, no seu estado mais puro de equilíbrio. Com 40 metros de comprimento e 160 mil litros de água doce, o "nature aquarium" apresenta quatro toneladas de areia, 25 toneladas de rocha vulcânica dos Açores e 78 troncos de árvores da Escócia e Malásia, mais de 10 mil peixes tropicais e 46 espécies de plantas aquáticas.
Numa fusão perfeita entre a arte e a natureza, o músico Rodrigo Leão compôs especialmente para esta exposição um tema inédito, uma ode às florestas submersas. A suite de treze minutos faz vibrar um quarteto de cordas, uma interpretação magistral que envolve os visitantes numa experiência de quietude e simplicidade.