EXPOSIÇÃO: 100 Anos Museu Nacional Grão Vasco (Viseu - 16 Março a 26 Junho)
O Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, inaugura hoje, 16 de Março, a exposição "100 Anos Museu Nacional Grão Vasco", que estará patente até 26 de Junho.
Uma exposição de forte componente memorial que dá a conhecer e celebra o percurso do Museu Nacional Grão Vasco, desde a data de publicação em Diário do Governo da sua fundação, no dia 16 de Março de 1916, até aos dias de hoje, cem anos depois.
"É organizado na cidade de Viseu um museu regional de obras de arte e peças arqueológicas com o nome de Museu de Grão Vasco", inicialmente instalado na sala do Cabido e nos anexos da Sé. Para "o cargo de director-conservador" foi nomeado Francisco António de Almeida Moreira, uma personalidade viseense de enorme prestígio e grande sensibilidade para as questões do património, da arte e da cultura nacionais. Iniciava-se, assim, a história da mais importante entidade museológica viseense, centrada nas obras da figura maior do pré-renascimento e renascimento português, o pintor Vasco Fernandes, mais conhecido por Grão Vasco, o pintor de excepção que deu o nome a esta instituição, agora secular.
Em 2016, ocorre uma série de efemérides que envolvem a cidade e a região de Viseu, como os 100 anos do Museu Grão Vasco, os 500 anos da Dedicação da Sé de Viseu, os 500 anos da Fundação da Santa Casa da Misericórdia de Viseu e os 100 anos da edificação dos Paços do Concelho de Viseu.
É nesta conjugação de efemérides que o Museu Nacional Grão Vasco organizou todo o seu programa comemorativo. Como tal, estão programados um conjunto de exposições temporárias, de grande valia histórico/científica; uma série de colóquios e conferências internacionais, cujas temáticas abordam assuntos ligados à arte, ao património e à arquitectura/urbanismo; um vasto e diversificado plano de edições e de acções educativas, técnicas, científicas, artísticas e sociais.