ESTREIA TV: Visita Guiada - T8 (RTP2 - 23h15)
Continuamos a viagem pelo património cultural português, guiados por Paula Moura Pinheiro. O "Visita Guiada", que estreia agora a oitava temporada, é um programa de rádio e televisão sobre peças da História da Arte e da Cultura portuguesas.
Em cada emissão, o programa elege uma peça-protagonista seleccionada num arco temporal de cerca de mil anos e considerando todo o território nacional, ilhas incluídas. A peça-protagonista pode ser um pequeno cálice ou uma catedral, um conjunto de esculturas, uma pintura, um Jardim Botânico ou um complexo de arquitectura industrial. O que conta é a sua excepcionalidade.
Para cada uma das emissões contamos com as explicações de um especialista diferente, na maioria dos casos, um historiador.
Segundas, às 23h15, na RTP2.
1º episódio - Olivença
No primeiro episódio da oitava temporada, o "Visita Guiada" atravessa a fronteira e vai até Espanha, mais concretamente Olivença, localidade que foi portuguesa e que ainda hoje gera discussão quanto à sua soberania.
O património português de Olivença integra parte do que de melhor se encomendou em Portugal nos séculos XVI, XVII e XVIII. A Igreja de Santa Maria Madalena, uma magnífica peça manuelina, apresenta na fachada um portal que é considerado uma das mais belas peças do primeiro Renascimento em Portugal. A Igreja de Santa Maria do Castelo, mandada erguer por Filipe I de Portugal sobre as ruínas da igreja templária da vila, é um exemplo perfeito de uma igreja-salão, adornada, já no séc. XVIII, com um impressionante altar-mor e com a maior Árvore de Jessé da Península Ibérica. A Capela da Misericórdia é um encantador exemplo da arte azulejar e de talha portuguesas. A torre de menagem da muralha de D. Dinis foi uma das mais altas do reino de Portugal.
São algumas das razões por que não pode perder esta visita a Olivença, guiada pelo historiador de arte Nuno Senos.