ESTREIA TV: Visita Guiada - T7 (RTP2 - 23h10)
Esta segunda-feira, estreia a 7ª temporada do "Visita Guiada", programa com autoria e apresentação de Paula Moura Pinheiro que faz uma visita guiada ao património cultural português.
O "Visita Guiada" é um programa de rádio (Antena 1) e televisão sobre peças da História da Arte e da Cultura portuguesas.
Em cada emissão, o programa elege uma peça-protagonista seleccionada num arco temporal de cerca de mil anos e considerando todo o território nacional, ilhas incluídas. A peça-protagonista pode ser um pequeno cálice ou uma catedral, um conjunto de esculturas, uma pintura, um jardim botânico ou um complexo de arquitectura industrial. O que conta é a sua excepcionalidade. Para cada uma das emissões, contamos com as explicações de um especialista diferente, na maioria dos casos, um historiador.
O primeiro programa da 7ª temporada visita o Palácio da Bolsa, no Porto:
Já reparou que na cidade do Porto não há, nunca houve, um palácio real? Nunca um rei português encomendou um palácio no Porto. Aquilo que à primeira vista parece uma bizarria irrelevante é, na verdade, um facto muitíssimo significativo. O Porto é uma cidade que, desde antes da fundação do reino de Portugal, se foi construindo na tensão entre o Bispo, inicialmente todo-poderoso, e uma burguesia progressivamente musculada. Projecto do séc.XIX, o Palácio da Bolsa, sede da Associação Comercial do Porto, é uma espécie de confirmação da vitória da burguesia sobre as outras forças na cidade.
O eurodeputado Paulo Rangel - aqui na inesperada função de divulgador da História do Porto e do seu Palácio da Bolsa - guia-nos neste edifício que se oferece a múltiplas leituras e cujo interior é um impressionante testemunho do gosto ecléctico do fim de século XIX e um repositório do que havia de melhor nas artes decorativas portuguesas.
Segundas, por volta das 23h00, na RTP2.