ESTREIA TV: Visita Guiada 11 - novos episódios (RTP2 - 23h00)
Esta segunda-feira, regressam os novos episódios da 11ª temporada do programa "Visita Guiada", após a pausa do Verão.
Uma visita guiada pela História da cultura portuguesa, com Paula Moura Pinheiro. Em cada emissão, o programa elege uma peça-protagonista seleccionada num arco temporal de cerca de mil anos e considerando todo o território nacional. Pode ser um pequeno cálice ou uma catedral, um conjunto de esculturas, uma pintura, um jardim botânico ou um complexo de arquitectura industrial.
O que conta é a excepcionalidade da peça e o que ela nos conta sobre o tempo histórico que a produziu. Para cada uma das emissões contamos com um especialista, na maioria dos casos historiador. Produzido pela RTP2 para televisão, e pela Antena 1 para rádio, o programa conta com autoria e apresentação de Paula Moura Pinheiro.
No primeiro dos novos episódios, vamos visitar a Igreja e antigo Convento de Santa Clara, no Porto. No séc. XIII, uma senhora nobre funda, na região de Entre-os-Rios, um mosteiro de Clarissas. Nos finais do séc. XIV, a Rainha D. Filipa de Lencastre trata de conseguir que essa comunidade de monjas seja transferida para a cidade do Porto. Nos inícios do séc. XV, já a rainha tinha morrido, é lançada a primeira pedra da nova casa conventual, dentro das muralhas da cidade, próximo da Sé, nos domínios do Bispo do Porto, que oferece a máxima resistência ao projecto. Com o passar dos anos, o complexo conventual cresce, enriquece-se e, no séc. XVIII, a igreja do Convento de Santa Clara é de um requinte notável, mesmo para o contexto da época. Meio escondida na malha da cidade, a igreja sobrevive às invasões francesas, à guerra civil e ao ódio ao Barroco que anima liberais e republicanos. Restaurada já no séc. XXI, a igreja de Santa Clara revela-se um exemplar excepcional do Barroco português.
Segundas, às 23h00, na RTP2.