ESTREIA TV: Tempo de Amar (SIC - 23h15)
Esta segunda-feira, a SIC estreia a novela brasileira "Tempo de Amar", uma história de amor que começa em Portugal e parte rumo ao Brasil. Vitória e Inácio vêem-se, pela primeira vez, durante uma procissão em Portugal, em 1927. Um amor que arrebata duas pessoas e que enfrentará diversas barreiras.
Os olhares de Maria Vitória e Inácio cruzam-se nas festividades da Semana Santa, na fictícia aldeia de Morros Verdes, em Portugal, que parece parada no tempo, apesar das mudanças que aconteceram em todo o mundo após o fim da Primeira Guerra Mundial. Ela, a filha do influente produtor de vinho e azeite José Augusto Correia Guedes, o dono da famosa Quinta da Carrasqueira. Ele, um rapaz simples de Sobreiro, povoação vizinha, que mora com a tia Henriqueta, vive de trabalhos temporários, como a colheita das uvas, e leva uma vida pacata. Apaixonado, Inácio não medirá esforços para lutar pelo amor de Maria Vitória, mesmo com todos os empecilhos que surgirão na vida dos dois dali em diante.
A história de "Tempo de Amar" é baseada num argumento original de Rubem Fonseca, um dos mais importantes escritores brasileiros. A saga dos protagonistas da novela é inspirada na aventura real da avó do escritor, que saiu de Portugal, deixando a filha pequena – mãe de Rubem – com os seus pais, para encontrar o seu grande amor, que tinha emigrado para o Brasil para trabalhar e, a certa altura, deixou de enviar correspondência. A novela é protagonizada por Bruno Cabrerizo que, antes desta novela da Globo, entrou em duas novelas portuguesas, "A Única Mulher" e "Ouro Verde", ambas na TVI. No fim-de-semana passado, o actor brasileiro foi "desmascarado", ao ser revelada a identidade da figura que se escondia por baixo do fato da Banana, no programa "A Máscara", da SIC.
Apesar de a novela ter início em Portugal, e contar com várias personagens de origem portuguesa, não houve gravações no nosso País e o elenco não tem nenhum actor ou actriz portugueses. A única marca verdadeiramente portuguesa tem a ver com alguns temas musicais da banda sonora, a começar pelo genérico, "Amar pelos Dois", composto por Luísa Sobral e interpretado por Salvador Sobral, que deu a Portugal a primeira vitória no Festival Eurovisão da Canção, em 2017. Além de Salvador Sobral, que canta outro tema, podemos ainda ouvir as vozes de Carminho e Camané.
De 2a a 6a, na SIC.