ESTREIA TV: "Santos Dumont" c/ Joana de Verona e Miguel Pinheiro (HBO Portugal - 11 Novembro)
Esta segunda-feira, a HBO Portugal estreia a mini-série brasileira "Santos Dumont", que tem no elenco os actores portugueses Joana de Verona e Miguel Pinheiro. A mini-série, de 6 episódios, está disponível a partir de hoje, em streaming, na HBO Portugal.
"Santos Dumont", uma produção original da HBO Brasil, passa-se em França e no Brasil, no fim do séc. XIX e início do séc. XX, e conta a história do homem, o brasileiro Santos Dumont, que encarnou as maiores transformações da época, reconhecido, quase mundialmente, como o primeiro homem a pilotar um avião.
Joana de Verona interpreta "Almerinda" nesta mini-série brasileira. Nos últimos anos, a actriz portuguesa, que nasceu no Brasil, tem dividido a sua carreira entre Portugal e o Brasil. Filha de portugueses, Joana de Verona nasceu em São Luís do Maranhão, no Nordeste do Brasil, mas veio para Portugal com 9 meses. Passou a infância entre Vila Real, Benavente e Almodôvar. Aos 10 anos, voltou a ir com a família para o Brasil, desta vez para o Rio de Janeiro, tendo regressado em definitivo a Portugal quatro anos depois, fixando-se em Lisboa. Estreou-se como actriz, quando vivia no Brasil, na mini-série "Presença de Anita". De regresso a Portugal, estreou-se na ficção nacional, em 2006, na quarta temporada da série juvenil "Morangos com Açúcar" e é, actualmente, um dos maiores talentos da sua geração.
Além da mini-série "Santos Dumont", actualmente também podemos ver a actriz portuguesa noutro projecto da ficção brasileira, a novela "Éramos Seis", que, em Portugal, é transmitida no canal Globo. O último trabalho de Joana de Verona na ficção nacional foi a novela "Valor da Vida", da TVI, que chegou ao fim no passado mês de Maio. Em 2018, a actriz foi também protagonista da longa-metragem "Pedro e Inês", o filme português mais visto do ano.
Miguel Pinheiro interpreta "Nuno" nesta mini-série brasileira. Natural do Porto, licenciou-se em Neurociências e fez o Mestrado em Teatro pela Universidade de Londres, em Inglaterra. Depois de se ter estreado no teatro em Portugal, Miguel Pinheiro trabalhou como actor e realizador na Escócia, República Checa, França, Cabo Verde, Grécia, Brasil, Itália e Inglaterra. Fez uma digressão europeia com a peça de teatro "Velvet Scratch", premiada no Festival de Teatro de Praga (República Checa), em 2007, e no Festival de Teatro de Edimburgo (Escócia), 2008. Em Inglaterra, entrou em filmes como "Amazing Grace" e "Jack Says" e em produções televisivas da BBC e Channel 4.
Miguel Pinheiro vive no Brasil desde 2013. Participou nas séries "Liberdade, Liberdade", "Novo Mundo", "Filhos da Pátria", da Globo, "Me Chama de Bruna" (FOX), além de "Santos Dumont", da HBO. Entrou também em filmes como "Porta dos Fundos - Contrato Vitalício", "Meu Passado Me Condena 2", "Joaquim" ou "10 Segundos", entre outros trabalhos.