ESTREIA TV: Prisioneira (TVI - 21h50)
Autoria: Maria João Mira
Realização: Sérgio Graciano, Manuel Pureza, Ricardo Carreira, João Gomes
Produção: Plural Entertainment
Locais gravações: Lisboa e Tunísia
Elenco: Joana Ribeiro, Carloto Cotta, Kelly Bailey, Lourenço Ortigão, Diogo Infante, Paulo Pires, Joana Seixas, José Wallenstein, Paula Lobo Antunes, Vera Kolodzig, Sandra Faleiro, Lia Gama, Rita Ribeiro, Benedita Pereira, Rita Salema, Sara Prata, Ângelo Torres, Vítor Hugo (Brasil), Thiago Rodrigues (Brasil), Sérgio Praia, Graciano Dias, Ana Cristina Oliveira, Sofia Aparício, Tiago Teotónio Pereira, Vítor D'Andrade, Diogo Mesquita, Catarina Bonnachi, Pedro Tavares, Lucas Dutra, Margarida Corceiro
Elenco adicional: João Maria Pinto, João Craveiro, Carlos Oliveira, Rita Ruaz, Alexandre Calçada, João Montez
Sinopse: "Prisioneira", a nova novela da TVI, conta a história de um médico muçulmano, Omar Maluf (Carloto Cotta), revolucionário mas não fundamentalista, que luta por um mundo mais justo e menos fracturado. Apaixona-se loucamente por uma portuguesa, Teresa Cunha (Joana Ribeiro), e resgata-a de uma vida pouco fértil de amor. No entanto, este resgate torna-se num cativeiro que ninguém previra e num combate desigual pela guarda de uma criança.
Omar Maluf, o médico muçulmano natural de um país do Magrebe, casa-se, mais tarde, por obrigações familiares, com Samira Ibrahim (Vera Kolodzig). Embora este segundo casamento provoque uma ruptura entre Teresa e Omar, a verdade é que nunca apaga a paixão. Samira é irmã de um emir e desde sempre foi apaixonada por Omar. Desta forma, vai tornar-se a maior inimiga de Teresa. Samira tem um pecado escondido no passado que é a sua maior fragilidade.
Quem se junta a este triângulo é Gustavo Tudela (Thiago Rodrigues). É piloto de aviação e colega de Teresa. Uma tragédia recente destruiu-o emocionalmente, mas esconde-a para não perder o trabalho com o qual sonhou a vida inteira. Está desde há muito apaixonado secretamente pela namorada do melhor amigo, Omar.
Glória Loureiro (Kelly Bailey) tinha apenas 16 anos quando o pai a alugou a um homem que depois apareceu morto. A partir daí, a regra tem sido o vale tudo. Vive de pequenos crimes com Fredy Cruz (Lourenço Ortigão), o seu melhor amigo. Fredy ainda era um miúdo quando foi despejado pela mãe. Conheceu Glória na casa de correcção e tornaram-se inseparáveis. Tem uma oficina, mais ou menos legal, mas, tal como Glória, também vive de pequeno crimes até que um deles o coloca no centro do furacão. Glória aproveita um atentado terrorista para dar um golpe que acaba por correr mal.
A intriga, que decorre entre Lisboa e um país do Magrebe, é protagonizada por um amor, entre crenças e tradições diferentes, para sempre afectado por um atentado terrorista.
De 2ª a sábado, às 21h50, na TVI.
Maria João Mira nasceu a 18 de Setembro de 1959, em Lisboa. Com uma carreira de argumentista com mais de 15 anos, Maria João Mira é autora de várias telenovelas para a TVI.
Argumentos Televisão:
Prisioneira (novela, TVI; 2019)
A Herdeira (novela, TVI; 2017/18)
A Única Mulher (novela, TVI; 2016/17)
Doida por Ti (novela, TVI; 2012)
Anjo Meu (novela, TVI; 2011)
Dias Felizes (série, TVI; 2010)
Flor do Mar (novela, TVI; 2008/9)
Ilha dos Amores (novela, TVI; 2007)
Fala-me de Amor (novela, TVI; 2006)
Morangos com Açúcar 1 e 2 (série, TVI; 2003/05)
Mistura Fina (novela, TVI; 2004/5)
O Teu Olhar (novela, TVI; 2003/4)
Queridas Feras (novela, TVI; 2003/4)
Saber Amar (novela, TVI; 2003)
Anjo Selvagem (novela, TVI; 2001/3)
Sonhos Traídos (novela, TVI; 2002)