ESTREIA TV: Onde está Elisa? (TVI - 23h00)
Autoria: Artur Ribeiro (adaptação do original chileno "Donde está Elisa?")
Realização: Atillio Riccó, Lourenço Mello, António Martinho
Produção: Plural Entertainment
Elenco Principal: Marco D'Almeida, António Pedro Cerdeira, Ana Cristina Oliveira, Heidi Berger, Pedro Lima, Joana Seixas, Paula Neves, Pedro Laginha, Vera Kolodzig, João Catarré, Jessica Athayde, Graciano Dias, Teresa Tavares, João Cabral, João Lagarto, Estrela Novais, Catarina Gouveia, Sérgio Praia, Diogo Costa Reis, Marina Vucic Fernandez (Croácia), Luís Ganito, Joana Aguiar, Filipe Matos, Joana Manuel, Rita Martins, Daniela Marques, Matilde Serrão
Elenco Adicional: Anna Eremin, André Gago, António Aldeia, Maria Ana Filipe, Vítor de Almeida, Paulo Manso, Paulo Duarte Ribeiro, Pedro Barbeitos, Pedro Luzindro, Sérgio Moura Afonso, André Caramujo, Laura Dutra, Joana Flora, Joana França, Victor Gonçalves, Maria Helena Falé, Manuela Jorge, Salvador Nery, Carlos Oliveira, Miguel Raposo, Miguel Rebelo, Olavo Branco, Paula Diogo, Ricardo Santos, Sofia Reis, Sylvie Rocha, Gabriella Brooks, Sofia Vasconcelos e Sá, Carlos Almeida Ribeiro, Duarte Victor, Beatriz Costa, Catarina Rodrigues, César Costa
Sinopse: A vida da família Menezes muda radicalmente depois do desaparecimento de Elisa (Heidi Berger), a filha mais velha de Rui (António Pedro Cerdeira) e Francisca Menezes (Ana Cristina Oliveira). Com a tragédia, os segredos obscuros de cada membro da família, de cada amigo, de cada pessoa que rodeava Elisa, são desvendados. Começam as desconfianças, as paranóias, o desenterrar de histórias do passado, as rivalidades e a inevitável distribuição de culpas. No meio dos conflitos familiares, muitos suspeitos são revelados, entre eles os próprios pais, tios, primos, amigos, antigos e actuais empregados da família. Durante a busca desesperada por Elisa, o clã Menezes começa a desintegrar-se. O que, à primeira vista, parecia uma família unida, transforma-se num núcleo desavindo onde todos têm alguma coisa a esconder.
Dispostos a tudo para encontrar a filha, os Menezes ficam obcecados com uma investigação que só conduz a becos sem saída. Elisa desaparece sem deixar rasto e não há muitas pistas. Apenas o rosto de uma adolescente que também escondia os seus próprios segredos e uma outra personalidade. No decorrer da investigação, conduzida pelo atormentado inspector da Polícia Judiciária Carlos Reis (Marco D'Almeida), são várias as teorias e hipóteses para o desaparecimento de Elisa: rapto para pedido de resgate, rapto para fins sexuais ou tráfico humano, alguma vingança ou crime passional, ou mesmo a possibilidade de não se tratar de um rapto, mas sim de uma fuga. Aos poucos, tanto a polícia como os pais de Elisa começam a perceber que a jovem já não era a filha perfeita e inocente que os pais acreditavam ser e o mistério fica cada vez mais complicado de resolver.
Em circunstâncias extraordinárias, o melhor e o pior de cada um pode vir ao de cima. No caso de "Onde está Elisa?", as circunstâncias não podiam ser mais urgentes e dramáticas, e ninguém está completamente inocente...
"Onde está Elisa?", uma série de longa duração (120 episódios), é um thriller onde nada é o que parece, mas com um envolvimento familiar, drama e romance, felicidade e tragédia, e o pertinente conflito de gerações, abordando a preocupação universal dos pais com os filhos e como os problemas de uns podem afectar os de outros.
De 2ª a 6ª, às 23h45, na TVI.
Esta segunda-feira, a série "Onde está Elisa?" estreia, às 23h00, em episódio duplo. Nos dias seguintes, o episódio será exibido a partir das 23h45.
Artur Ribeiro é natural de Lisboa. Tem uma licenciatura no ramo de Argumento, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, e um doutoramento em Literatura pela Universidade do Algarve. Viveu em Los Angeles e Nova Iorque, onde escreveu e realizou parte do seu primeiro filme de longa-metragem, Duplo Exílio. Nos últimos anos, tem trabalhado sobretudo para televisão, como argumentista e realizador, tendo sido autor de telefilmes, séries e novelas para a SIC, RTP e TVI. No teatro, estreou-se como dramaturgo com a peça "Onde Estavas Quando Criei o Mundo?", estreada em 2012 no Teatro Nacional D. Maria II. É o autor da telenovela "Jogo Duplo", em exibição na TVI. Actualmente, está a filmar "Terra Nova", baseada na obra "O Lugre", de Bernardo Santareno, que será longa-metragem e mini-série, com realização e argumento de Artur Ribeiro. Em Dezembro, estreará, na RTP1, a série "Teorias da Conspiração", com argumento de Artur Ribeiro.
Argumentos Televisão:
Onde está Elisa? (série, TVI; 2018)
Jogo Duplo (telenovela, TVI; 2017/18)
Santa Bárbara (telenovela, TVI; 2015/16)
Belmonte (telenovela, TVI; 2013)
A Casa das Mulheres (telefilme, TVI; 2012)
Orfã do Passado (telefilme, TVI; 2012)
A Viagem do Sr. Ulisses (telefilme, TVI; 2012)
O Profeta (telefilme, TVI; 2012)
Incógnito (telefilme, TVI; 2012)
A Primeira Dama (telefilme, TVI; 2012)
Um Pequeno Desvio (telefilme, TVI; 2012)
Noite de Paz (telefilme, RTP1; 2011)
Redenção (mini-série, TVI; 2011)
O Dom (mini-série, TVI; 2011)
Destino Imortal (série, TVI; 2010)
Um Lugar para Viver (série, RTP1; 2009)
Casos da Vida - 5 episódios (série, TVI; 2008)
Uma Noite Inesquecível (telefilme, SIC; 2001)