Com Luísa Villar, cara do projecto MESALUISA e mãe dos cantores Luísa e Salvador Sobral, fazemos uma viagem ao passado da cozinha portuguesa de forma descontraída, real, com reinvenções e dicas acessíveis a qualquer pessoa que goste de cozinhar e que não procure artifícios para surpreender à mesa.

 

Em cada episódio, Luísa e os espectadores vão enfrentar um desafio diferente: juntos vão interpretar e seguir as receitas de livros antigos. Vão adaptá-las aos dias de hoje, fazer a ponte entre o passado e o presente da cozinha e acrescentar temas actuais e importantes como a sustentabilidade, desperdício alimentar, reaproveitamentos, valorização dos produtos nacionais e muito mais.

 

As receitas de vários livros serão a base da confecção de um menu completo que a nossa anfitriã vai servir a um convidado especial todas as semanas. Durante estas refeições, Luísa, os convidados e todos os espectadores são deliciados com sabores únicos e a partilha de histórias e surpresas como acompanhamento.

 

Com a escolha das receitas e a ida ao mercado, onde serão comprados os melhores ingredientes, a apresentadora introduz temas e curiosidades sobre os hábitos alimentares dos portugueses, apresenta os seus produtos de eleição e, por vezes, dá a conhecer as figuras mais carismáticas do mercado que trazem até nós o melhor dos produtos frescos. Depois de comprar tudo o que precisa, segue para a cozinha com o seu livro de receitas especial e inicia a interpretação e confecção das receitas.

 

A chegada dos convidados acontece durante a finalização e empratamento e a refeição será marcada por uma conversa, que irá dar a conhecer aos espectadores mais pormenores sobre estes ilustres convidados, mas que também poderão ser momentos únicos para os protagonistas. Os convidados do primeiro programa são o actor Ricardo Pereira e a actriz e cantora Lúcia Moniz.