ESTREIA TV: Madre Paula (RTP1 - 22h30)
Realização: Tiago Alvarez Marques, Rita Nunes
Argumento: Eduarda Laia, Patrícia Müller (a partir do romance "Madre Paula" de Patrícia Müller)
Produção: Vende-se Filmes (Filipa Reis)
Música original: M-Pex
Locais gravações: Convento de Odivelas, Palácio Nacional de Mafra, Quinta da Ribafria (Sintra), Palácio do Correio-Mor (Loures), Convento do Grilo (Lisboa), Palácio dos Marqueses de Fronteira (Lisboa)
Elenco Principal: Joana Ribeiro, Paulo Pires, Sandra Faleiro, Miguel Nunes, Maya Booth, Filipe Vargas, Guilherme Filipe, Joana Pais de Brito, Romeu Costa, Maria Leite, Maria José Paschoal, Pedro Lacerda, Nuno Janeiro, Miguel Moreira, Miguel Raposo, Sara Carinhas, Paulo Calatré, Paulo Oom, Rui Porto Nunes, André Nunes, Gabriela Barros, Teresa Tavares, António Simão, Pedro Caeiro
Elenco Adicional: Alice Medeiros, Ivo Alexandre, Alba Baptista, Cirila Bossuet, Inês Curado, Sara Felício, Dinis Gomes, Tânia Guerreiro, Marisa Matos, Miguel Monteiro, Lucília Raimundo, Gustavo Sumpta, João Vaz, João Villas-Boas
Sinopse: No século XVIII, em pleno reinado de D. João V de Portugal, viviam-se tempos de fausto na corte e de devassidão nos conventos.
Paula (Joana Ribeiro) é uma rapariga humilde. O pai, por razões financeiras, manda-a para o convento. Ela obedece, mas o seu destino não é dedicar a vida a Deus. D. João V (Paulo Pires) tem um casamento infeliz e é no Convento de Odivelas que escolhe as suas amantes. Quando conhece Paula, apaixona-se perdidamente. No entanto, a rainha D. Maria Ana (Sandra Faleiro), o irmão do rei, o Infante D. Francisco (Miguel Nunes), e outras freiras não admitem a existência de sentimentos profundos entre Sua Alteza e uma mera freira. O que une Paula e João é amor. O que os separa é um País inteiro.
Poder, sexo e amor numa história inspirada em factos reais. O amor entre Paula e D. João V crescerá entre os espinhos da própria relação e também dos seus opositores, mas será tão imenso que ficará marcado para sempre na História.
A partir de uma história verídica, a série "Madre Paula", de 13 episódios, é uma adaptação do romance homónimo, da autoria de Patrícia Müller.
Quartas, às 22h30, na RTP1.
Patrícia Müller nasceu em Lisboa, em 1978. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. Passou pelo jornalismo, na imprensa escrita e na televisão, e depois encontrou a ficção. Escreveu novelas, filmes, séries e telefilmes. "Madre Paula" (2014) é o seu primeiro romance. Descobriu a relação entre João V e a freira de Odivelas num livro antigo e apaixonou-se pelo facto de ter sido um amor vivo, intenso. De todas as mulheres que o rei amou - e foram muitas -, Paula foi a única que perdurou no tempo e na vontade. A improbabilidade desta ligação, que desafiou convenções sociais e políticas, fez com que se transformasse numa das mais belas histórias de amor da História de Portugal.