ESTREIA TV: Eduardo Lourenço - O Labirinto da Saudade (RTP1 - 20h55)
Realização: Miguel Gonçalves Mendes
Argumento: Miguel Gonçalves Mendes, Diogo Figueira e Sabrina D. Marques (a partir do livro homónimo de Eduardo Lourenço)
Música: Noiserv
Produção: Longshot (Vasco Sequeira)
Com: Abi Feijó, Adriana Calcanhotto (Brasil), Álvaro Siza Vieira, António Ramalho Eanes, Diogo Dória, Eduardo Lourenço, Gonçalo M. Tavares, Gregório Duvivier (Brasil), Jorge Sampaio, José Carlos Vasconcelos, José Lingna Nafafe (Guiné-Bissau), José Manuel Afonso, Lídia Jorge, Pilar del Río (Espanha/Portugal), Ricardo Araújo Pereira, Sabrina D. Marques, Tiago Reis Marques
Sinopse: Miguel Gonçalves Mendes adapta uma das obras mais lúcidas da cultura portuguesa: "O Labirinto da Saudade", de Eduardo Lourenço. Um documentário onde fazemos uma viagem única pelo interior de uma mente brilhante. Uma homenagem a um dos grandes pensadores da portugalidade.
Narrado e protagonizado pelo próprio Eduardo Lourenço, "O Labirinto da Saudade" é um documentário que percorre os corredores da sua memória e da História de Portugal. Pelo caminho, cruza-se com fantasmas do nosso passado e amigos do seu presente, figuras marcantes da cultura lusófona como: Álvaro Siza Vieira, José Carlos Vasconcelos, Diogo Dória, Gonçalo M. Tavares, Lídia Jorge, Ricardo Araújo Pereira, Pilar del Río, Ramalho Eanes, Jorge Sampaio e Gregório Duvivier, que assumem o papel de interlocutores e condutores das reflexões escritas em "O Labirinto da Saudade".
Aos 95 anos, o escritor e filósofo Eduardo Lourenço projecta pelos espaços da sua memória as perguntas que até hoje nele perduram. Que traumas nos definiram enquanto povo? Quem somos? O que fizemos? Que atrocidades cometemos? Quais os caminhos que podemos seguir? Estas questões são o ponto de partida para "O Labirinto da Saudade", um documentário sobre uma "nação condenada desde a sua origem a esgotar-se em sonhos maiores do que ela própria", mas também a celebração da vida e obra de um dos maiores autores da Cultura Portuguesa.
No dia em que Eduardo Lourenço comemora 95 anos, a RTP1 exibe, em estreia absoluta, um documentário da autoria de Miguel Gonçalves Mendes, uma adaptação da obra "O Labirinto da Saudade". A versão para televisão é um pouco mais curta. Amanhã, quinta-feira, 24, o documentário estreia, na versão completa, nas salas de cinema nacionais.
Eduardo Lourenço nasceu a 23 de Maio de 1923, em São Pedro do Rio Seco, concelho de Almeida, na região da Beira Alta. Filósofo e ensaísta, é um dos maiores nomes da cultura portuguesa e um dos mais prestigiados intelectuais europeus. Na sua obra mais conhecida, "O Labirinto da Saudade", faz uma psicanálise mítica do destino português.