ESTREIA TV: Duplas à Portuguesa (RTP2 - 22h45)
Sinopse: Histórias de grandes figuras que marcaram Portugal e da alma gémea que as inspirou.
Série documental de 13 episódios que associa o entretenimento à cultura geral e à História, aqui tratados de forma rigorosa, mas descontraída, livre e, sempre que possível, bem-humorada.
A História de Portugal está repleta de grandes figuras, umas maiores que outras, que marcaram com a sua acção, pensamento, coragem, criatividade, cobardia, inspiração, loucura, visão, a narrativa do país. Mas, raramente pensamos que muitas destas personalidades interagiram com uma alma gémea (amiga ou inimiga, positiva ou negativa) que lhes deu um sentido, inspirou, completou, levou a agir.
"Duplas à Portuguesa" é construída por histórias de duplas que marcaram Portugal em diferentes épocas e contextos, do medieval ao contemporâneo, da guerra à poesia, da política à ciência. É uma caminhada entre duas biografias que se cruzam e combinam para formar um capítulo único, narrado com a precisão que exige a História, mas com alguma ironia e "leveza".
1º episódio - Sá Carneiro e Snu Abecassis
No próximo dia 4 de Dezembro, assinalam-se os 42 anos da morte de Francisco Sá Carneiro e Snu Abecassis. Mais do que objecto de conversas de circunstância, a figura do fundador do PPD/PSD emergiu (de novo) como uma das referências da democracia portuguesa e a ele se juntou, mais uma vez, o nome de Snu Abecassis.
A história de amor e de coragem de duas pessoas improváveis marcou o imaginário dos portugueses. Num tempo de revoluções, o país via ainda com preconceito as uniões de facto e convivia com incómodo com o divórcio. Esta é a história do encontro entre um homem de convicções fortes e uma mulher culta e sofisticada e como o amor moldou a vida de ambos até ao final trágico.
Quartas, às 22h55, na RTP2.