ESTREIA TV: Curso de Cultura Geral (RTP2/ domingo, 8 - 22h45)
Através de uma conversa assente naquilo que edificou a cultura e o saber de algumas das mais distintas personalidades da cultura portuguesa e alguns anónimos, Anabela Mota Ribeiro promove assim este curso de entrada livre e acessível a todos. Vamos aprender uns com os outros.
O programa "Curso de Cultura Geral" propõe uma interrogação sobre a noção de cultura geral, suscita uma variedade de respostas dadas por pessoas de proveniências culturais, sociais e etárias distintas. Reforçando a ideia de que não há uma lista única, canónica, um modo único de ler e apreender a realidade, três pessoas em cada programa elaboram a partir de uma lista de experiências de cultura que foram significativas para si, discorrem sobre o entendimento que têm de cultura e o modo como ela contamina a vida de todos os dias. Então, o programa não será sobre as obras que mudaram o mundo, mas sobre as obras que mudaram o mundo daquele entrevistado.
E pode falar-se da leitura do "Diário de Anne Frank", de ver Caravaggio numa igreja em Roma, da obra de Sophia, Pina Bausch, de uma mãe que ensina que não é preciso escolher entre ciências e letras, da experiência de viver fora do país, de ser médico e aprender com Abel Salazar que "um médico que só sabe de Medicina nem de Medicina sabe".
A escolha de convidados é abrangente. Há figuras conhecidas do grande público, há pessoas que não são conhecidas. Há professores, agentes culturais, uma bancária, um padre, uma menina de 22 anos que estuda escrita criativa, uma especialista em estudos islâmicos... A paridade foi uma preocupação e, no conjunto dos 13 programas, mais de metade dos 39 convidados são mulheres.
Para dizer como o escritor brasileiro Guimarães Rosa, "mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". Ou seja, este será um curso no qual todos são discípulos e mestres, dispostos a partilhar e aprender.
O programa tem autoria e apresentação de Anabela Mota Ribeiro.
Domingos, às 22h45, na RTP2.