ESTREIA TV: Cuba Libre (RTP1 - 21h00)

Realização: Henrique Oliveira
Argumento: Henrique Oliveira (adaptação da obra A Filha Rebelde, de José Pedro Castanheira e Valdemar Cruz)
Direcção Fotografia: Manuel Pinto Barros
Música original: Pedro Marques, Pedro Pimentel
Produção: HOP!
Elenco: Beatriz Godinho, Pierre Kiwitt (Alemanha), Margarida Marinho, Adriano Luz, Lia Gama, Mariana Pacheco, Cátia Nunes, Heitor Lourenço, Victorio d'Alessandro (Argentina), Amaury Reinoso (Espanha), Harlys Becerra Diaz (Cuba), Sandra Velázquez (Espanha), Sara Casasnovas (Espanha), Susana Ruiz (Cuba), Malcom McCarthy (Cuba), Rainer Guldener (Suíça), Teresa Tavares, Marcantónio del Carlo, José Raposo, Álvaro Correia, Salvador Nery, Eloy Monteiro, Juan Martín Gravina (Argentina), Christian Escuredo (Espanha), Ezequiel Tronconi (Argentina) Elsa Valentim, Yasmin Manaia, Adriano Carvalho, Jenna Thiam (Bélgica), Ana Varela, José Guedes, Jean-Christophe Nigon (Suíça), Thomas Brazete (França/Portugal), Ricardo Correia, Ricardo Leite
Sinopse: A extraordinária história de vida, biográfica, em 6 episódios, da portuguesa Annie Silva Pais (1935-1990), filha única do último director da polícia política de Salazar, dona de uma notável beleza e sensualidade, mas também de um enorme espírito rebelde. Depois de, aos 22 anos, em 1958, ter sido eleita Miss Piscina Praia Figueira da Foz, mais tarde, em 1965, casada com um diplomata suíço e a viver em Havana, abandona o marido e a família para se entregar à revolução cubana, secretamente apaixonada por Che Guevara.
Quartas, às 21h00, na RTP1.


Henrique Oliveira nasceu no Porto e é realizador, argumentista e produtor. Desde jovem, Henrique Oliveira sempre expressou uma vocação multidisciplinar no que diz respeito à criação artística e ao desenvolvimento dos seus talentos em áreas tão diversas como o cinema, a música, o design e a escrita de argumentos. É guitarrista, compositor e letrista do grupo de rock Táxi e gravou com o seu grupo o seu primeiro álbum de originais em 1981, intitulado "Táxi" (1.º disco de ouro do "rock português"). Nos quatro anos seguintes gravam mais três álbuns. Paralelamente, desenvolve projectos de banda desenhada, como argumentista e ilustrador. A paixão pelo cinema levou-o, em 1987, a criar a Miragem (em conjunto com outro sócio), produtora de cinema, televisão e publicidade. Em 1990, realiza o seu primeiro projecto, "Claxon", uma série policial para a RTP. Em 1998, cria e é também co-argumentista e realizador de "Major Alvega", série de aventuras baseada no popular herói de banda desenhada, em que personagens reais se movem num universo de desenhos e animações 2D e 3D. A série foi vendida internacionalmente para vários países, sendo uma das primeiras obras nacionais a alcançar tal feito. Em 2001, Henrique Oliveira fundou mais uma produtora, a HOP! É realizador e argumentista de várias séries e telefilmes.
Argumentos Televisão:
Cuba Libre (série, RTP1; 2022)
Vidago Palace (série, RTP1; 2017)
Mulheres de Abril (série, RTP1; 2014)
A Noite do Fim do Mundo (telefilme, RTP1; 2010)
O Segredo de Miguel Zuzarte (telefilme, RTP1; 2010)
Triângulo Jota (série, RTP1; 2006)
Major Alvega (série, RTP1; 1998/99)
