ESTREIA TV: Causa Própria (RTP1 - 21h00)
Realização: João Nuno Pinto
Argumento: Edgar Medina, Rui Cardoso Martins
Direcção Fotografia: Kamil Plocki
Banda Sonora: Justin Melland
Produção: Arquipélago Filmes (Edgar Medina)
Locais gravações: Caldas da Rainha, Foz do Arelho
Elenco: Margarida Vila-Nova, Nuno Lopes, Ivo Canelas, Maria Rueff, António Fonseca, Catarina Wallenstein, Afonso Laginha, Sílvia Chiola, Adriano Carvalho, Pedro Lacerda, Miguel Borges, Gonçalo Waddington, João Lagarto, Madalena Aragão, Miguel Monteiro, Susana Blazer, Lourenço Henriques, António Simão, Gustavo Sumpta, Ivo Arroja, Leandro Paulin, João Figueiredo, Margarida Moreira, Ivo Alexandre, Ana Vilela da Costa, Sara Barros Leitão, Ana Valentim, Nuno Nunes, Rui Cardoso Martins, Manuel Wiborg, Luís Lucas, João Pedro Mamede, Joana Bárcia, Mitó Mendes
Sinopse: Quando um estudante aparece assassinado num jardim local, uma juíza de uma pequena cidade enfrenta um difícil dilema. Agora, tudo o que fizer pode colocar a sua família em perigo.
Ana (Margarida Vila-Nova) é juíza numa pequena cidade, onde julga os mais diversos casos – dos mais dramáticos a divertidos. Um dia, um jovem aparece morto no jardim central e um grupo de estudantes é apontado como possível culpado. O processo complica-se quando, inesperadamente, a família de Ana é envolvida no processo. Ana terá então de tomar uma decisão: acreditar no amor filial ou na força da lei.
"Causa Própria" traz-nos mais um retrato de um Portugal recente, numa série de sete episódios produzida pela Arquipélago Filmes para a RTP. Dos bastidores dos tribunais para o ecrã de televisão, a série é inspirada nas crónicas "Levante-se o Réu", da autoria de Rui Cardoso Martins, publicadas no jornal Público e que deram origem a dois livros. "Causa Própria" é uma narrativa original, situada numa cidade fictícia portuguesa, da equipa responsável da série "Sul", Edgar Medina e Rui Cardoso Martins.
Quartas, às 21h00, na RTP1.
Edgar Medina nasceu no Porto, em 1977. Master in Arts in Filmmaking da London Film School, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É sócio-fundador da produtora de Macau Inner Harbour Films, tendo trabalhado em diversos documentários e filmes de ficção nacionais e internacionais enquanto argumentista, realizador e produtor. Tem produzido conteúdos diversos para estruturas culturais e museus, bem como publicidades e filmes institucionais. Leccionou, na qualidade de professor convidado, em algumas Universidades Portuguesas e no Instituto Politécnico de Macau. Em Abril de 2015, funda a Arquipélago Filmes.
Argumentos Televisão:
Causa Própria (série, RTP1; 2022)
Sul (série, RTP1; 2019)
Rui Cardoso Martins nasceu em Portalegre, em 1967, e é escritor, argumentista e cronista a tempo inteiro. Autor dos romances E Se Eu Gostasse Muito de Morrer (2006), Deixem Passar o Homem Invisível (2009, Grande Prémio de Romance e Novela APE), Se Fosse Fácil Era para os Outros (2012) e O Osso da Borboleta (2014). Tem livros traduzidos em inglês, espanhol e húngaro e publicou contos em várias revistas nacionais e internacionais. Autor do argumento e guião original de "Zona J", que deu origem a um filme de longa-metragem com o mesmo nome (1998). Co-autor, com a sua mulher Tereza Coelho (jornalista e editora, falecida), do argumento e guião da longa-metragem "Duas Mulheres" (2009), argumento escolhido como finalista do prémio da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA, 2010). É autor do argumento adaptado de "Em Câmara Lenta", de Fernando Lopes. Autor do argumento da longa-metragem "A Herdade", realizada por Tiago Guedes, que foi o candidato português à nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro 2020. Foi co-fundador das Produções Fictícias, autor do programa Contra-Informação e de várias séries dramáticas e de comédia. É jornalista e cronista do jornal Público desde a sua criação. Com as crónicas de «Levante-se o Réu», que deram origem a dois livros, ganhou dois Prémios Gazeta de Jornalismo. A série "Causa Própria" é inspirada nas crónicas de «Levante-se o Réu».
Argumentos Televisão:
Causa Própria (série, RTP1; 2022)
Sul (série, RTP1; 2019)
Estado de Graça (série humor, RTP1; 2011)
República (série, RTP1; 2010)
Sociedade Anónima (série, RTP1; 2002)
Contra-Informação (série humor, RTP1; 2001- 2010)