ESTREIA TV: Café Kwanza (RTP África - 21h00 )
Argumento: Matamba Joaquim e Miguel Paiva (Brasil)
Realização: Jaime Adão
Produção: Ginger Beard Audiovisual
Local gravações: S.I.R.B. Os Penicheiros (Barreiro)
Elenco: Daniel Martinho, Gio Lourenço, Manuela Paulo, Miguel Sermão, Solange Hilário, Carla Gomes, Diogo Balestra, Meirinho Mendes
Elenco Adicional: Alexandre Ferreira, Rene Vidal, Nelson Gonçalves, Duarte Nuno Vasconcellos, Danilo da Matta, Vânia Luz
Sinopse: "Café Kwanza" gira em torno do Ti-Chico, Francisco Tchipa (Daniel Martinho), um ex-militar proprietário de um pequeno café no Barreiro, numa zona onde vivem muitos afrodescendentes. Conta sobretudo com a ajuda do seu sobrinho Kiki (Gio Lourenço) e de Lola (Manuela Paulo), jovem criada no bairro, trabalhadora e íntegra, por quem Ti-Chico nutre um especial carinho. Os três vão tentar levar o negócio para a frente, tarefa que não se adivinha fácil por causa da clientela caricata. A série de 7 episódios retrata o dia-a-dia de um pequeno café onde se encontram diversas e carismáticas personagens que dão azo às mais hilariantes situações, ao mesmo tempo que a sobrevivência do negócio está em jogo.
Projecto idealizado por Matamba Joaquim, e protagonizado por Daniel Martinho, "Café Kwanza" é o reafirmar do talento dos actores afrodescendentes e da Língua Portuguesa no panorama da ficção nacional.
Sábados, às 21h00, na RTP África.
Matamba Joaquim nasceu em Luanda, capital de Angola, em 1982. Tem o Curso de Teatro pelo Instituto Nacional de Formação Artística de Luanda. Veio viver para Portugal há quase 20 anos, tendo-se naturalizado português. É actor residente do Teatro GRIOT desde a sua formação, tendo participado em peças encenadas por Zia Soares, Rogério de Carvalho, Nuno M. Cardoso, Guilherme Mendonça, António Pires, João Fiadeiro e Paula Diogo. É membro fundador e actual presidente da GRIOT - Associação Cultural. Em teatro, colaborou como actor com a companhia Mala Voadora no espectáculo "Moçambique", de Jorge Andrade. É membro permanente da Academia Portuguesa de Cinema, tendo já integrado os elencos de vários filmes. Em 2018, foi distinguido como Novo Talento de Cinema da Fundação GDA, pelo seu desempenho no filme "Comboio de Sal e Açúcar", de Licínio Azevedo, realizador brasileiro radicado em Moçambique. Em televisão, participa com frequência em novelas e séries. É guionista da série "Café Kwanza" e dos telefilmes "Pedidos de Natal" e "O Bar do Ti-Chico". Tem dois livros editados: "O Sul sem ti" e "Dois Corvos Amarelos", co-escrito com Bernardete Pinheiro.
Argumentos Televisão:
Café Kwanza (série, RTP África; 2022)
Pedidos de Natal (telefilme, RTP África; 2021)
O Bar do Ti-Chico (telefilme, RTP África; 2011)