ESTREIA TV: A Rainha e a Bastarda (RTP1 - 21h00)
Argumento: Patrícia Müller
Realização: Sérgio Graciano
Direcção Fotografia: Miguel Manso
Banda Sonora Original: Filipe Raposo
Produção: Fado Filmes (Luís Galvão Teles, Gonçalo Galvão Teles, João Fonseca)
Locais gravações: Marvão, Sintra, Óbidos, Mosteiro de Odivelas, Mosteiro de Alcobaça
Elenco: Maria João Bastos, Paulo Rocha, Rúben Gomes, Anabela Moreira, Diogo Martins, Carolina Carvalho, Miguel Raposo, Madalena Almeida, Bárbara Branco, Ana Padrão, André Gago, Iris Cayatte, Sérgio Praia, Dinarte Branco, Pedro Giestas, Lourenço Ortigão, Inês Pires Tavares, João Nunes Monteiro, José Mora Ramos, Alfredo de Brito, Vera Moura, João Villas-Boas, Diogo Mesquita, Rui M. Silva, Romeu Vala, André Pardal, António Simão, Lourenço Henriques, Inês Curado, Mário Oliveira, Joana Botelho, Josefine Winkler, Paula Só, João Pecegueiro, Rui Gonçalves, Leonor Vasconcelos, Joana Antunes, Joana Coelho, João Santos, Jorge Gomes, Raquel Oliveira, Rodrigo Santos, Tiago Fernandes, Vicente Gil, Teresa Mello Sampayo, Mariana do Ó, Gonçalo Carvalho, Cláudia Guia, Constança Neto, Ana Carolina Freitas, André de Melo, André Levy, André Melo, Diogo Fialho, Manuel Pedro Silva, Maria Teresa Cardoso, Miguel Almeida, Miguel Antunes, Fábio Vaz, Fernando Ramos, Francisca da Cruz Veiga, Francisco M. Lopes, Joana Duque
Sinopse: Uma série de época de 8 episódios, que nos conta a história de um mistério no reinado de D. Dinis e da Rainha Santa Isabel e a vida do reino de Portugal no século XIV.
Estamos em 1320, no recém-formado país a que chamamos de Portugal. Isabel (Maria João Bastos), a Rainha Santa, é mulher de Dinis (Rúben Gomes), o rei, e mãe de Afonso (Diogo Martins), o herdeiro, ambos envolvidos numa guerra civil que a todos afecta. É no meio desta desordem e desta violência que Maria Afonso (Madalena Almeida), a filha bastarda mais nova do rei D. Dinis é violada e morta no convento de Odivelas. Num dos pés onde assenta o túmulo dela está a figura de um cavaleiro a espetar uma espada numa jovem. Foi a forma de mostrar ao mundo como morreu esta filha natural: abusada e sangrada até ao fim. Desgostoso com a morte da sua filha preferida, o rei pede ao conde Lopo Aires Teles (Paulo Rocha) que conduza uma investigação destinada a encontrar o assassino de Maria Afonso. O caminho que o cavaleiro percorre irá levá-lo a Vataça (Anabela Moreira), a aia da rainha por quem Lopo desenvolve uma obsessão sexual, e à própria Isabel, a Rainha Santa, detentora de segredos que podem mudar o rumo da História de Portugal.
Quartas, às 21h00, na RTP1.
Patrícia Müller nasceu em Lisboa, em 1978. Estudou Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa e começou a vida profissional como jornalista da revista Elle. Colaborou com outros periódicos e estreou-se na televisão em 2000. Inaugurou a sua carreira de argumentista em 2002 e, desde então, tem escrito filmes, séries, telefilmes e telenovelas. Nos últimos anos, tem sido autora de várias séries, entre as quais A Generala, a primeira série a ser exibida na plataforma de streaming Opto, lançada em Novembro de 2020. Patrícia Müller lançou, em 2014, Madre Paula, romance histórico baseado na relação entre D. João V e uma freira de Odivelas que deu origem à série com o mesmo nome, exibida na RTP1. O guião da nova série da estação pública, A Rainha e a Bastarda, deu origem a um novo romance histórico da autora.
Argumentos Televisão:
A Rainha e a Bastarda (série, RTP1; 2022)
A Generala (série, OPTO SIC; 2020)
Luz Vermelha (série, RTP1; 2019)
Circo Paraíso (série, RTP1; 2018)
Madre Paula (série, RTP1; 2017)
Poderosas (telenovela, SIC; 2015)
Rosa Fogo (telenovela, SIC; 2011)
Mar de Paixão (telenovela, SIC; 2010/11)
Deixa que te leve (telenovela, TVI; 2009/10)
Ele é Ela (série, TVI; 2009)
Morangos com Açúcar V - Férias de Verão: 1 episódio (série, TVI; 2008)
Morangos com Açúcar V: 3 episódios (série, TVI; 2008)
Casos da Vida: 2 episódios (série, TVI; 2008)
Fascínios (telenovela, TVI; 2007/8)
Segredo (série, RTP1; 2005/6)
Mistura Fina (telenovela, TVI; 2004/5)