ESTREIA TV: A Mais Longa Jornada (RTP1 - 22h55)
País: Espanha/Portugal
Autoria: Manuel H. Martín (Espanha) e Antonio F. Torres (Espanha)
Realização: Manuel H. Martín (Espanha)
Música: Pedro Marques
Narração: José Rodrigues dos Santos
Produção: La Claqueta (Espanha), SPi (Portugal)
Sinopse: Uma viagem que começou há 500 anos pelo mar, com os seus limites e profundidades... e que hoje continua no espaço.
No futuro próximo, um grupo de mulheres e homens fará uma viagem ao desconhecido. Esta viagem será um enorme desafio humano e tecnológico. Para muitos, a travessia a Marte será a jornada mais longa e épica já imaginada... mas será mesmo assim?
No ano em que o mundo se prepara para novas odisseias espaciais, assinala-se o quinto centenário do maior desafio técnico alcançado no período Renascentista: a primeira viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano.
Embora seja difícil imaginar, entre a primeira volta ao mundo por mar e a aventura espacial há inúmeros pontos em comum: sonhos, sacrifícios, aventuras e, acima de tudo, a jornada do Homem rumo a uma nova fronteira, mais distante e mais profunda.
"A Mais Longa Jornada" é um documentário que procura, a partir do presente, as chaves do passado e do futuro, oferecendo um diálogo entre historiadores e cientistas para nos contar uma história única e emocionante.