ESPECTÁCULO MULTIDISCIPLINAR: Fátima - O dia em que o Sol bailou (Centro Pastoral Paulo VI, Fátima - 13 e 15 Maio)
Coreografia e direcção artística: Cláudia Martins e Rafael Carriço
Videografia, cenografia e sonoplastia: Rafael Carriço
Bailarinos principais: Cláudia Martins, Jaana Nurminem, Rafael Carriço, Alexander Negru, Simon Kuban, Anna Kurlikova, Diana Pinto, Vanda Stefanescu
Três Pastorinhos: Jacinta (Elisa Prazeres), Lúcia (Lúcia Guerra), Francisco (Pedro Sobral)
Bailarinos/Figurantes: Mariana Castelo, Eduarda Pinto, Margarida Ferreira, Maria Cóias, Sofia Augusto, Emília Pinto, Carina Kondratyuk, Sofia Elisabete
Sinopse: "Fátima – O dia em que o Sol bailou" é um espectáculo multidisciplinar promovido pelo Santuário de Fátima, no âmbito da programação do Centenário das Aparições (1917 - 2017), e desenvolvido pela Vortice Dance Company, companhia residente em Fátima.Trata-se de um projecto que, focando as aparições de Fátima e o seu reflexo na história contemporânea, procura esboçar um retrato do acontecimento que marcou o século XX.
"Fátima - O dia em que o Sol bailou" tem como base temática o contexto social e cultural das Aparições de Fátima, bem como o reflexo desses acontecimentos no tempo presente. Na peça são retratados alguns dos momentos mais importantes, ocorridos de Maio a Outubro de 1917, tais como o momento da primeira aparição em que "uma senhora vestida de branco, mais brilhante que o sol" apela à oração e pede às três crianças - Lúcia, Jacinta e Francisco - que rezem o terço todos os dias, para que alcance a paz no mundo e o fim da guerra. A visão do inferno e o milagre do sol são outros dos momentos representados. No decorrer da peça, há uma viagem no tempo, fazendo-se o paralelismo de situações passadas com situações presentes. A fé e a esperança são-nos dadas como veículos de superação das adversidades.
O espectáculo, com uma linguagem contemporânea, cruza várias disciplinas artísticas como a dança, o vídeo, o vídeo mapping, a figuração em holograma, a cenografia 3D, figurinos recicláveis e junta artistas de diferentes nacionalidades que, interpretando o sentido e o alcance da mensagem de Fátima, a procuram projectar à luz dos nossos dias.
A antestreia do espectáculo, reservada às escolas e colégios de Fátima e Leiria, está marcada para o dia 11 de Maio, pelas 14h30, e a estreia para o dia 13, pelas 21h00, com repetição no dia 15, pelas 16h00, no Grande Auditório do Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima. Após as apresentações em Fátima, o espectáculo estará em cena em Portugal, no Teatro Municipal de Bragança (25 Maio), e no Brasil, passando por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Natal, entre outras.