ESPECIAL TV: Enquanto houver Santo António (RTP1 - 21h50)
Autoria: Filipe La Féria
Direcção orquestra: Miguel Amorim, Miguel Camilo
Elenco: Simone de Oliveira, Marina Mota, Joaquim Monchique, José Raposo, Alexandra, Lenita Gentil, Maria Armanda, Anabela, Ricardo Ribeiro, Wanda Stuart, FF, Vanessa, Filipa Cardoso, João Frizza, Sara Madeira, Filipe Albuquerque, Filipa Azevedo, Salvador Pires
Sinopse: As histórias e as mais belas canções das Marchas de Lisboa num espectáculo de Filipe La Féria com a participação de um elenco de luxo, no Teatro Politeama.
"Enquanto houver Santo António" é um espectáculo original de Filipe La Féria que revisita, num formato de revista-musical, a fabulosa história das Marchas de Lisboa desde a sua origem, que remonta ao século XVIII, até ao actual figurino criado em 1932 por Leitão de Barros e que se popularizou por todos os bairros, tornando-se numa das mais antigas e apreciadas tradições da cidade de Lisboa que se difundiu não só no Porto, com o São João, como em todas as regiões do nosso País.
O espectáculo articula as mais belas canções das Marchas de cada bairro de Lisboa, com sketches de humor, onde surgirão os figurões dos bairros, vendedores de manjericos, pregões, varinas, noivas de Santo António, com um cunho eminentemente popular.
Devido à pandemia da Covid-19, este ano o mês dos Santos Populares não vai ter os tradicionais arraiais que levam a festa a todo o País. A Noite de Santo António, de 12 para 13 de Junho, é a mais festiva da cidade de Lisboa, mas este ano as Marchas Populares não vão descer a Avenida da Liberdade. Apesar de, em 2020, a festa dos santos não sair à rua, celebre em casa com o espectáculo criado pela RTP e por Filipe La Féria para festejar este Santo António de uma maneira diferente.