ESPECIAL 25 ABRIL: Portugalidades (TVCine 2)
No dia em que Portugal assinala a Revolução de Abril e o Dia da Liberdade, o canal TVCine 2 propõe sete filmes com uma reflexão sobre o que é o país, dentro e fora de portas, como nos vemos e como somos vistos, o que nos define e como os outros nos definem. São sete filmes da autoria de três realizadores portugueses - Margarida Leitão, Ivan Dias e Rui Simões - e ainda um são-tomense, Silas Tyni, em que nos questionamos sobre o que é isso de ser português e que país é este chamado Portugal.
"Cara a Cara", de Margarida Leitão (14h10)
"Cara a Cara" é um retrato actual de uma juventude que se põe à prova, arriscando a vida, por uma tradição. Pertencem a um grupo masculino único, a quem dedicam os melhores anos da sua juventude. Aceitam as regras impostas por uma tradição e a disciplina de uma hierarquia. Juntos, testam os limites da valentia e do medo. Na arena, sob o olhar expectante de uma assistência silenciosa, põem-se à prova, arriscando a vida. É cara a cara que jovens forcados em Portugal e no México enfrentam os touros e a vida.
"Juventude Brava", de Margarida Leitão (15h20)
Neste filme, os forcados contam-nos, em entrevista, histórias e tradições, partilhando connosco as suas superstições e mezinhas, crenças e um quotidiano cheio de contrastes.
"Bola Quadrada", de Ivan Dias (16h15)
Antes do Portugal-Brasil do Campeonato Mundial de Futebol 1966, um jornalista brasileiro diz que os portugueses ainda jogam com bolas quadradas. Ao telefone com Lisboa, o jornalista do jornal A BOLA avança: A manchete vai ser A TERRÍVEL VINGANÇA DA BOLA QUADRADA. E assim foi...
"Boteco", de Ivan Dias (17h15)
No Brasil, o boteco é um lugar onde se procura bebida e uma boa conversa. Estes espaços servem aqui como ponto de partida para se contar a história da imigração portuguesa no Brasil, através de um passeio pelos mais tradicionais botequins cariocas.
"Lisboa vista do Rio" (18h40)
Uma visão artística de músicos, actores, cineastas e escritores cariocas sobre a cidade de Lisboa. Uma visão para lá do rio, do rio Tejo, a partir do Rio de Janeiro.
"Bafatá Filme Clube", de Silas Tyni (20h35)
Em Bafatá, na Guiné-Bissau, Canjajá Mané, antigo operador de cinema, repete os mesmos gestos de há 50 anos. Mas hoje o cinema está fechado e não existem espectadores. Dos seus tempos como trabalhador do clube até aos nossos dias, restam apenas recordações.
"Guerra ou Paz", de Rui Simões (22h00)
Cerca de 100.000 jovens portugueses partiram para a guerra nas ex-colónias. No mesmo período, outros 100.000 saíram de Portugal para não fazer essa mesma guerra. Que papel tiveram esses homens que "fugiram à guerra" na construção do país que somos hoje?