Realização: Ivan Dias
Produção: Duvideo
Sinopse: Quando Ary dos Santos imaginou com Carlos do Carmo "Um Homem na Cidade" e "Um Homem no País", álbuns que viram a luz do dia e marcaram as suas carreiras e o panorama musical e fadista do país, pensavam completar a trilogia com "Um Homem no Mundo". Não foi possível. José Carlos Ary dos Santos despediu-se de nós antes do tempo... Assim, queremos cumprir esta trilogia na celebração dos 50 anos de carreira de Carlos do Carmo. E revelar o seu caminho fora de portas entre a emigração e imigração portuguesas, mas também nos mais relevantes palcos do mundo com os nomes mais sonantes.
Algumas destas histórias são revelações de um homem que apregoa a sua cidade pelo mundo e a leva como bandeira. Fazer um recorrido lisboeta com o Carlos do Carmo e levá-lo pelo mundo fora. Deixar que os portugueses conheçam este mundo de viagens e parcerias musicais mas também que quem nos vê de fora descubra uma cidade de luz e fado.
Dizer o quê? Que, juntamente com a Amália Rodrigues e agora com a Mariza, representa o melhor do Fado dentro e fora de portas? Que atravessa 3 gerações do Fado que lhe vem do berço desde a mítica Lucília do Carmo, sua mãe? Que teve nas mãos a maior sala de visitas de Lisboa, recebendo gente de todo o mundo no Faia no Bairro Alto?
A história de Carlos do Carmo é contada pelo próprio mas sempre confrontado com os anteriores depoimentos de família, amigos e admiradores. Da música à politica, da religião ao futebol. E contado pelas inúmeras parcerias que irão aparecer pelo filme fora: Gustavo Santaolalla, Paco de Lucía, Orquestra Count Basie, Chico Buarque, Ivan Lins...
Uma viagem por Espanha, França, Alemanha, Rússia, Suíça, Itália, EUA, Canadá e Brasil. Imagens de arquivo, fotografias e todo o espólio pessoal ajudam a alicerçar as histórias da carreira.