DOC TV: A Vida por um Fio (RTP2 - 23h15)

Realização e Argumento: José Ricardo Pinto
Sinopse: Documentário de José Ricardo Pinto, com a colaboração da companhia alcobacense S.A. Marionetas, sobre o teatro de marionetas português, que nos conta a História de homens e mulheres que passavam tradições através de fantoches. Um teatro que, prescindindo de actores de carne e osso, animava serões - de norte a sul do país - e cruzava a oralidade com o engenho da imaginação.
Actualmente, a manipulação das marionetas é uma arte cuidadosamente preservada. Diversas são as companhias que se dedicam a esta arte, investigando, construindo e divulgando o Teatro de Marionetas.
O documentário vai ao encontro desses homens e mulheres que, puxando os fios, dão vida a bonecos inanimados. O dia-a-dia, as técnicas, o engenho, a criatividade e a capacidade de fazer rir, chorar e sonhar.
"Talvez a vida não seja uma coisa poética. Mas tento encontrar poesia na vida" Henrique Delgado (1938-1971), importante historiador da marioneta em Portugal.
