DOC TV: A Lei da Terra (RTP2 - 23h05)

Ano: 1977
Realização: Alberto Seixas Santos
Sinopse: Filme típico do pós-revolução, com realização de Alberto Seixas Santos, que aborda o processo da Reforma Agrária no Alentejo durante o PREC. Histórias que recordam uma fase da nossa História.
O processo da reforma agrária no Alentejo é visto através de uma análise das estruturas sociais e da luta de classes, culminando com a ocupação de terras pelos camponeses e pela tentativa de criação de novas relações laborais e de propriedade. Os trabalhadores rurais organizam-se em cooperativas e unidades colectivas de produção, procuram estabelecer uma lei revolucionária: "A terra é de quem a trabalha". Reagem os agrários expropriados, apoiando-se nos intermediários e nos agricultores do Norte. A reforma agrária nem durou dois anos. É incrível a quantidade de sonhos que ganharam raízes em tão pouco tempo.
"A Lei da Terra" é um filme típico do pós-revolução feito por um colectivo - a cooperativa de filmes Grupo Zero - cujos membros se assinam sem diferenciação de funções. A sua realização é, no entanto, atribuída a Alberto Seixas Santos.
