Dina (1956 - 2019)
Faleceu, na noite de ontem, aos 62 anos, a cantora e compositora Dina.
Ondina Maria Farias Veloso, de nome artístico Dina, nasceu a 18 de Junho de 1956, em Carregal do Sal. Na adolescência, entrou em algumas peças de teatro mas, rapidamente, descobriu que o seu destino era a música. Começa a criar as suas primeiras composições e, em 1975, entra para a formação do grupo Quinteto Angola.
O reconhecimento do público surge em Março de 1980 quando participa no Festival RTP da Canção com o tema "Guardado em Mim", onde conquista o 8º lugar e o Prémio Revelação. Volta a concorrer mais duas vezes ao Festival, em 1982, com as canções "Em Segredo" e "Gosto do Teu Gosto" e, em 1992, com "Amor de Água Fresca", que lhe dá a vitória no festival e a leva a representar Portugal na Eurovisão. "Amor de Água Fresca" torna-se um êxito e ficaria para sempre um dos temas marcantes da carreira de Dina.
Numa carreira com cerca de 40 anos, são vários os trabalhos a destacar, com grandes êxitos da música portuguesa, havendo também uma grande ligação à televisão. Em 1982, deu voz a um dos temas principais da primeira telenovela portuguesa, "Vila Faia", da RTP1. Em 1988, dois temas seus, "Vitorino" e "Aguarela de Junho", integram a banda sonora da telenovela "Os Lobos", da RTP1. Em 2001, compôs a banda sonora, e teve ainda um tema seu escolhido para o genérico, da telenovela "Filha do Mar", da TVI. Em 2002, compôs alguns temas para a banda sonora da telenovela "Sonhos Traídos", da TVI.
Em 1995, criou o hino do CDS-PP, e, em 2004, compôs também o hino do partido Nova Democracia, a convite de Manuel Monteiro, antigo dirigente do CDS.
Dina lançou seis álbuns ao longo da sua carreira. O primeiro "Dinamite (Dina)" foi lançado em 1982 e o último, "Da Cor da Vida", uma colectânea com 18 êxitos da cantora e dois inéditos, foi editado em 2008. No ano seguinte, realiza um concerto de comemoração dos 30 anos de carreira. Em 2016, são realizados concertos de homenagem à cantora, com nomes da nova geração da música portuguesa. Entretanto, a cantora anuncia o fim da carreira devido a doença. Dina sofria de fibrose pulmonar, que a impedia de cantar, desde 2006. Estava a aguardar um transplante de pulmão.