CONCERTO: Real Combo Lisbonense apresenta Carmen Miranda (Fundação Calouste Gulbenkian - Lisboa/ 21 Junho, 21h30)
O Real Combo Lisbonense actua este sábado, 21 de Junho, no anfiteatro ao ar livre da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, recriando o repertório da cantora Carmen Miranda, nascida no Marco de Canaveses, que marcou a cena musical brasileira entre as décadas de 1930 e 1950. O Real Combo Lisbonense apresenta o seu próximo álbum, que será editado em Setembro e que recria o repertório de Carmen Miranda.
Maria do Carmo Miranda da Cunha nasceu no Marco de Canaveses a 9 de Fevereiro de 1909 e, com apenas 10 meses, partiu com a família para o Brasil, onde teve uma carreira notável, tendo gravado mais de 300 canções. O seu sucesso levou-a até Hollywood onde participou em vários filmes, o que faz dela a artista "brasileira" com maior projecção internacional. Morreu a 5 de Agosto de 1955, após a gravação de um programa de televisão em Los Angeles, com apenas 46 anos.
Apesar de nunca mais ter voltado a Portugal, e de ser um dos maiores nomes da cultura do Brasil, a verdade é que Carmen Miranda nunca se naturalizou brasileira, tendo tido apenas uma única nacionalidade durante toda a sua vida: portuguesa.

