CINE TV: "Sol Cortante" c/ actores portugueses e rodado em Portugal (RTP2 - 22h50)
Ano: 2018
País: França/Portugal
Realização e Argumento: Clara e Laura Laperrousaz (França)
Direcção Fotografia: Vasco Viana (Portugal)
Local rodagem: Serpa
Produção: Paulo Branco (Alfama Films e Leopardo Filmes)
Elenco Principal: Ana Girardot, Clément Roussier, Océane, Margaux, Teresa Madruga (Portugal), Paulo Calatré (Portugal), Agathe Bonitzer
Actores Portugueses: Teresa Madruga, Paulo Calatré, Silvéria Aleixo, Hugo Pedro Pires, Hugo Mira Godinho, Hugo Pedro, Beatriz Silva Sousa, Tomás Silva Sousa, Dino Estrelinha, António Abreu, Paulo Silva, Carlos Branco, Ricardo Pepe
Sinopse: Filme das cineastas francesas Clara e Laura Laperrousaz, um drama bucólico passado nas planícies e vales de Serpa.
Gabriel e Iris regressam à casa de família dele, no interior de Portugal, para passar as férias de Verão com as filhas Emma e Zoe, gémeas irresistíveis de seis anos de idade. Depois de vários anos de ausência, os quatro aproveitam a calma e mansidão dos dias.
No coração de uma paisagem solar, entre banhos de rio e o riso das filhas, o passado ressurge. Incapaz de lidar com as memórias, o casal vê a harmonia destruída e a sua felicidade ensombrada.
O filme "Sol Cortante" é uma co-produção entre França e Portugal. A produção da longa-metragem é do português Paulo Branco e das suas produtoras (a francesa Alfama Films e a portuguesa Leopardo Filmes). O filme foi integralmente rodado em Portugal, mais concretamente em Serpa, na região do Baixo Alentejo, e o elenco é composto maioritariamente por actores portugueses, com destaque para Teresa Madruga, no papel de "Cristina", e Paulo Calatré, no papel de "Miguel".
Teresa Madruga
Paulo Calatré