CINE TV: Recordações da Casa Amarela (TVCine Edition - 22h00)
Ano: 1989
Realização e Argumento: João César Monteiro
Elenco: João César Monteiro, Manuela de Freitas, Sabina Sacchi, Teresa Calado, Ruy Furtado, Henrique Viana, Duarte de Almeida, António Terrinha, Luís Miguel Cintra
Sinopse: Lisboa, 1989. Um pobre diabo de meia idade, chamado João de Deus, vive no quarto de uma pensão barata e familiar na zona velha e ribeirinha da cidade. Atormentado pela doença e outras vicissitudes, João de Deus alimenta-se da música de Schubert e de uma vaga cinefilia para melhor resistir à miséria da sua medíocre existência. Um dia, na sequência de uma ridícula tentativa de violação da filha da dona da pensão, é posto na rua. Sem família, doente e falido, João de Deus é internado num hospício, de onde sai determinado a "dar-nos trabalho".
"Recordações da Casa Amarela" transformou João César Monteiro num dos cineastas portugueses de maior prestígio no estrangeiro, a que não é alheio o Leão de Prata conquistado no Festival de Veneza, e numa das personalidades artísticas mais sui generis do panorama nacional, a que não são alheias as suas polémicas, provocatórias e desconcertantes atitudes e declarações. Na verdade, Monteiro é um criador inspirado de corrosivas e delirantes comédias para as quais inventou um protagonista notável, um alter ego de ficção absolutamente irresistível, truculento e patético chamado João de Deus, que ele próprio interpreta e que seria, a partir de "Recordações da Casa Amarela", o centro de novas e hilariantes aventuras num país à beira-mar plantado. Acima de tudo, Monteiro, com o seu humor muito particular, constrói a incrível trajectória de um herói lusitano através das maiores desventuras numa Lisboa tão luminosa e cristalina quanto perversa e cruel. A história de um português que foi enganado e, desde então, nunca mais deixou de nos dar trabalho. Graças a Deus e ao talento de Monteiro.
Durante o mês de Março, o TVCine Edition revisita a irreverente filmografia de João César Monteiro (1939 - 2003).