CINE TV: O Delfim (TVCine Edition - 22h00)
Ano: 2002
Realização: Fernando Lopes
Argumento: Fernando Lopes, Maria João Seixas, Vasco Pulido Valente (a partir da obra de José Cardoso Pires)
Elenco: Rogério Samora, Alexandra Lencastre, Rui Morisson, Isabel Ruth, Milton Lopes, Miguel Guilherme, Rita Loureiro, José Pinto, Márcia Breia, Alexandre de Sousa, Laura Soveral, Fernando Jorge, Sofia Bénard da Costa, Joaquim Leitão, Paula Guedes, Filipa Gordo, Fernando Heitor, João Cardoso
Sinopse: Portugal, finais dos anos 60. Tomás Palma Bravo (Rogério Samora), o Delfim, o Infante, é o herdeiro de um mundo em decomposição. É ele o dono da Lagoa, da Gafeira, de Maria das Mercês (Alexandra Lencastre), sua mulher infecunda, de Domingos (Milton Lopes), seu criado preto e maneta, de um mastim e de um "Jaguar E", que o leva da Gafeira a Lisboa e às putas.
Um caçador, detective e narrador (Rui Morisson), que todos os anos volta à Lagoa para caçar patos reais, descobre, um ano depois, que Domingos apareceu morto na cama do casal Palma Bravo e que Maria das Mercês apareceu a boiar na Lagoa. Quanto a Tomás Palma Bravo e ao mastim, dizem-lhe que desapareceram sem deixar rasto. E que da neblina da Lagoa se ouvem agora misteriosos latidos.
Para além de realizador, Fernando Lopes (1935-2012) destacou-se também como argumenstista, produtor, actor e editor, tendo sido considerado, inclusivamente, um dos melhores editores portugueses de todos os tempos. A sua natureza levava-o a entregar-se de "alma e coração" a tudo o que fazia e Alberto Seixas Santos, seu colega de profissão, definiu-o apenas numa palavra: generoso: "E essa generosidade ele passava-a para os filmes, e para o seu amor às pessoas."
Um realizador que, apesar de contemporâneo, atingiu também o estatuto de clássico e que vale a pena revisitar com o Especial Clássicos: Fernando Lopes, de 5 de Junho a 3 de Julho, aos sábados, 22h00, em exclusivo no TVCine Edition.