CINE TV: Longe da Vista (RTP2 - 23h50)
Ano: 1999
Realização: João Mário Grilo
Argumento: Paulo Filipe, João Mário Grilo
Elenco: Canto e Castro, Francisco Nascimento, Henrique Viana, Zita Duarte, Rita Blanco, Rogério Samora, José Mora Ramos, Heitor Lourenço, Carlos Carvalheira, José Pinto, João Nabais, Filipe Cochofel, Luís Lucas, Mário Moutinho, Fernando Heitor, Luís Alberto, Miguel Hurst, António Simão, Natália Luiza, Alexandre Melo, Catarina Furtado, Paulo Oom, Luís Elgris, Inês Menezes, Nelson Traquina, António Calvário
Sinopse: Um belo e comovente drama psicológico de João Mário Grilo sobre a solidão e a amargura da prisão, baseado em factos verídicos.
Eugénio (Canto e Castro), um simpático sexagenário, cumpre pena numa prisão portuguesa. Para passar o tempo torna-se correspondente de um emigrante português nos Estados Unidos sob o pseudónimo e a personalidade forjada de uma mulher, Maria da Luz. Inventando uma história dramática, Eugénio obtém algum dinheiro do emigrante que o ajuda a suportar os longos anos de prisão. Um dia, um jovem recluso, Vasco (Francisco Nascimento), vem partilhar a cela com Eugénio que lhe revela o seu invulgar passatempo, no qual aquele participa com as suas fotografias. Quando Eugénio morre, doente e desiludido, Vasco pega na caneta e começa a escrever uma carta ao emigrante.
Partindo de um argumento baseado em factos verídicos, João Mário Grilo assina um belo, comovente e inteligente drama psicológico sobre a melancolia, a solidão e a amargura da prisão. Rodado em décors reais de instituições prisionais, "Longe da Vista" é um irónico poema sobre a impossibilidade de deter o espírito humano, a partir da história do velho e desiludido recluso que, para matar o tempo, assume a personalidade de uma jovem mãe solteira com uma atribulada e infeliz vida que vai narrando em longas cartas ao seu correspondente nos Estados Unidos, um emigrante português em busca de uma mulher para casar que se apaixona e comove com as cartas da infeliz portuguesa, nunca imaginando tratar-se de um velho, doente e imaginativo recluso. "Longe da Vista" é um dos filmes mais surpreendentes de João Mário Grilo que deu a Canto e Castro (1930-2005) um dos papéis mais marcantes da sua carreira no cinema.