CINE TV: "Getúlio" c/ Fernando Luís, José Raposo e Thiago Justino (RTP1/ sábado, 17 - 00h25)
Ano: 2014
País: Brasil/Portugal
Realização: João Jardim
Produção: Copacabana Filmes, Midas Filmes (Portugal)
Director de Som: Pedro Melo (Portugal)
Pós-produção som: Branko Nesvok - Loudness Films (Portugal)
Elenco: Tony Ramos, Drica Moraes, Alexandre Borges, Adriano Garib, Marcelo Medici, Leonardo Medeiros, Fernando Luís (Portugal), Jackson Antunes, Fernando Eiras, Daniel Dantas, Alexandre Nero, Clarisse Abujamra, Thiago Justino (Brasil/Portugal), José Raposo (Portugal), Michel Bercovitch
Sinopse: Getúlio Vargas foi Presidente do Brasil ao longo de mais de quinze anos, numa primeira fase aí colocado por uma revolução militar nos anos 30 e, mais tarde, em 1950, como presidente eleito.
Brasil, Agosto de 1954. O jornalista da oposição Carlos Lacerda sofre um atentado à bala à porta de casa, em Copacabana, Rio de Janeiro. O atirador erra o tiro e mata o Major da Aeronáutica Rubens Vaz, que fazia a segurança de Lacerda. O Presidente da República, Getúlio Vargas, é acusado de mandar matar o maior inimigo político do seu governo. Getúlio passa a ser pressionado por lideranças militares e pela oposição para renunciar ao mandato. As investigações mostram que a ordem para o atentado saiu de dentro do Palácio Presidencial. O tenente Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal do presidente e seu homem de confiança há anos, é acusado. Ao lado da filha, Alzira Vargas, o seu braço direito na presidência, e colaboradores fiéis como Tancredo Neves e o general Zenóbio da Costa, Getúlio tenta manter-se no poder e provar a sua inocência. Diante das ameaças que pedem a deposição imediata do presidente, Getúlio comete um acto extremo.
O filme "Getúlio", co-produção de Brasil e Portugal, conta no elenco com os actores portugueses Fernando Luís, no papel de "Benjamim Vargas", irmão do presidente Getúlio Vargas; José Raposo, que interpreta "Nero Moura", ministro da Aeronáutica; e o luso-brasileiro Thiago Justino, natural do Rio de Janeiro mas radicado em Portugal há 20 anos, como "Gregório Fortunato", chefe da guarda pessoal de Getúlio Vargas.
Fernando Luís no filme "Getúlio"
José Raposo (2º a contar da dta) no filme "Getúlio"
Thiago Justino no filme "Getúlio"