CINE TV: Espelho Mágico (RTP2/ sábado, 26 - 23h50)
Ano: 2005
Realização: Manoel de Oliveira
Argumento: Manoel de Oliveira (baseado na obra "A Alma dos Ricos", de Agustina Bessa-Luís)
Elenco: Leonor Silveira, Ricardo Trêpa, Luís Miguel Cintra, Leonor Baldaque, Glória de Matos, Lima Duarte (Brasil), Isabel Ruth, Adelaide Teixeira, Diogo Dória, José Wallenstein, Marisa Paredes (Espanha), Michel Piccoli (França), Eugénia Cunha, João Alves, Filipa de Almeida, João Bénard da Costa, Susana Sá, Rogério Vieira, David Cardoso, Maestro Atalaya, Padre João Marques Músicos: Pedro Lopes, Maria Castro, Vera Ferreira, Daniela Costa, Joana Costa
Sinopse: O filme "Espelho Mágico", do cineasta português Manoel de Oliveira (1908-2015), baseado na obra "A Alma dos Ricos", de Agustina Bessa-Luís, conta a história de um homem que, depois de sair da prisão, entra ao serviço de uma senhora rica, obcecada pela vida da Virgem Maria. O filme dá a ver um cineasta em perfeita sintonia com o seu próprio universo, perseguido pelos rituais, as casas majestosas, os amores frustrados e a Imaculada Conceição. Manoel de Oliveira constrói mais uma vez um cinema da forma mais simples e bela.
José Luciano (Ricardo Trêpa) acaba de deixar a prisão. Levado pelo irmão, Flórido (David Cardoso), vai trabalhar na casa de Alfreda (Leonor Silveira), uma senhora rica. Acompanhando Alfreda nas suas divagações e passeios pelo campo, Luciano fica admirado quando ela lhe diz que o seu maior desejo é presenciar uma aparição da Virgem Maria, para lhe fazer perguntas. Luciano questiona-se como uma mulher rica e bonita se pode entregar de tal forma a esta obsessão, que a afasta cada vez mais da realidade. Mas Alfreda não descansa enquanto não vir Nossa Senhora. Na origem deste desejo está o estranho professor Heschel (Michel Piccoli), pesquisador bíblico que assegura que a Virgem seria de origem rica. O marido de Alfreda, Bahia (João Bénard da Costa), apenas se interessa por ouvir música. Afectada por uma grave doença, Alfreda procura apoio junto de um padre (Lima Duarte) e de uma freira (Marisa Paredes). Enquanto isso, um plano é preparado por Filipe Quinta (Luís Miguel Cintra), afinador de pianos e falsário, para realizar o desejo de Alfreda e "aliviá-la" de algum do seu dinheiro.